TY - JOUR AU - CHAVES, Ana Paula Nunes PY - 2011 TI - A geografia escolar e as experiências educativas de estudantes com cegueira JF - Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec KW - Geografia escolar; Metodologias de ensino; Estudantes com cegueira N2 - Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} Este artigo tem como finalidade apresentar as experiências educativas de estudantes cegos no que diz respeito à geografia escolar. Para tanto, a investigação se propôs a identificar as atuais metodologias de ensino realizadas durante as aulas de geografia, além de avaliar as condições materiais no ensino para estudantes com cegueira. Para realizar a pesquisa foram identificadas as instituições de ensino que possuem estudantes com cegueira matriculados no ensino regular na região da Grande Florianópolis, e em seguida realizadas entrevistas com estes estudantes. Na análise dos dados f icou evidenciado que as metodologias de ensino que trabalham com o concreto e estabelecem relações com o espaço vivido dos estudantes trazem mudanças qualitativas no processo educativo, bem como a utilização de recursos didáticos adaptados, dentre eles o livro didático e os mapas táteis. No entanto, a avaliação das condições materiais no ensino para estudantes com cegueira estava bem distante do ideal almejado pela legislação. UR - http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/102