%A FERRAZ, Cláudio Benito O. %A MONTAGNOLI, Rafael Lorencini %A BERNARDES, Antônio %D 2011 %T O ensino de geografia: a sala de aula e os saberes geográficos %K Geografia; ensino; linguagem; conceitos; sala de aula %X Este artigo é fruto de trabalho desenvolvido no interior do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas (GPLG), vinculado ao Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente (SP), conjuntamente com as atividades de estágios realizadas durante a disciplina Prática de Ensino em Geografia – Estágio Supervisionado. Os estágios visaram desenvolver e aplicar uma proposta de Ensino de Geografia junto a educandos matriculados em Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio das categorias paisagem, território e espaço geográfico, tendo por base inicial a interpretação destes conceitos por Milton Santos e, complementar a isso, as formas de abordagens propostas nos Parâmetros Curriculares Nacional (PCNs). O objetivo foi demonstrar como a prática docente e as atividades de pesquisa podem indicar um movimento de superação de alguns conceitos a partir do debate com os educandos. %U http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/13 %J Geosaberes %0 Journal Article %P 82-106%V 1 %N 2 %@ 2178-0463 %8 2011-01-25