%A MENDES, Mariana %D 2010 %T A obra pedagogia da autonomia de Paulo Freire e a prática docente na geografia: contribuições para o pensamento geográfico) %K Pedagogia; Geografia; Formação Crítica; Autonomia %X O artigo propõe um exame sobre as contribuições do educador brasileiro Paulo Freire diante da prática docente em Geografia. Para tanto, analisa passo a passo a obra Pedagogia da Autonomia se utilizando dos temas de seus capítulos e remetendo-os numa perspectiva geográfica a partir de uma abordagem teórico-metodológica que didaticamente auxiliará o ensino do professor de geografia em sala de aula. Desse modo, este artigo consiste numa tentativa de fazer uma reflexão teórico-metodológica da prática docente do professor de geografia, enfatizando seu papel ético e estético na formação crítica de seus alunos. A geografia como uma ciência questionadora da realidade vigente e de outrora, busca uma constante renovação epistemológica, capaz de contemplar suas expectativas ideológicas revolucionárias. %U http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/17 %J Geosaberes %0 Journal Article %V 1 %N 1 %@ 2178-0463 %8 2010-05-24