TY - JOUR AU - DAMBROS, Gabriela AU - ROVANI, Franciele Francisca Marmentini AU - QUOOS, João Henrique AU - CASSOL, Roberto PY - 2013/07/19 TI - A utilização de tecnologias na cartografia escolar: jogo digital para a alfabetização cartográfica JF - Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June KW - Jogo Digital, Alfabetização Cartográfica, Ensino de Geografia N2 - Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} A presente pesquisa teve como objetivo geral elaborar um jogo digital capaz de auxiliar no processo de alfabetização cartográfica e validá-lo com os sujeitos do ensino e aprendizagem da Geografia. Para tanto, primeiramente realizou-se um aprofundamento nas questões teórico-metodológicas por meio do resgate teórico. Definidas as matrizes teóricas deu-se início a elaboração do jogo digital. A validação do jogo ocorreu na quinta série da Escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari, localizada no município de São Pedro do Sul/RS. Como resultado aponta-se que a elaboração e validação do jogo “Pedrinho em: conhecendo o mapa”   propiciou uma aprendizagem significativa da alfabetização cartográfica e forneceu um importante recurso didático para o Município.   UR - http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/181