TY - JOUR AU - BASÍLIO, Edvar Ferreira AU - MATOS, Fábio de Oliveira AU - LIMA, Monaliza PY - 2012 TI - Ensinar Fortaleza: possibilidades de práticas pedagógicas ambientais na abordagem de conteúdos do ensino fundamental II JF - Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec KW - Práticas pedagógicas; Fortaleza; Aprendizagem significativa N2 - Diversas são as possibilidades de abordagens em sala de aula dos conteúdos didáticos de Geografia baseados na realidade socioespacial na qual determinada comunidade escolar está inserida. Este artigo é o relato dos resultados da aplicação de práticas pedagógicas em uma unidade de educação da rede pública municipal de ensino de Fortaleza-CE. Tais experiências surgiram da necessidade recorrente entre os professores de Geografia de "adaptar" ao cotidiano escolar os textos, as imagens e as exemplificações trazidas pelos livros didáticos os quais, muitas vezes, pouco ou nada dizem respeito ao contexto socioespacial do qual seus discentes fazem parte.  O objetivo foi promover uma aprendizagem significativa e emancipatória, na qual os conteúdos a serem lecionados estivessem conectados com  o espaço vivido, possibilitando o surgimento de sujeitos críticos e autores dos destinos de uma sociedade. Como resultado, despertou-se a motivação entre os estudantes com relação aos conteúdos, já que o abordado passou a ser o espaço cotidiano; promoveu-se a interdisciplinaridade entre os conteúdos; retirou-se do livro didático a condição de referência principal do processo de ensino e aprendizagem descartando-se,assim, a memorização, fato que ainda é uma das características mais marcantes das aulas de Geografia na atualidade. UR - http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/202