%A GONDIM, Lucas Bezerra %D 2012 %T Reflexões sobre o ensino de geografia: educação patrimonial no Mucuripe, Fortaleza, CE, e a cartilha dos saberes coletivos %K Ensino de Geografia; Educação Patrimonial; Mucuripe %X Este trabalho é fruto de uma pesquisa de monitoria de projeto na graduação, denominado Escolas em Festa: a construção de cartilhas temáticas nas experiências de estágio supervisionado de Geografia, realizada no Laboratório de Estudos Geo-educacionais (LEGE), do Departamento de Geografia na Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo principal da atividade consistiu em promover uma base documental (didática) para iniciativas de educação patrimonial, no Mucuripe, bairro da cidade de Fortaleza. Com o auxílio de um banco de dados, elaborado sobre as manifestações populares que ocorrem no Ceará e sua dimensão territorial, pudemos observar alguns pontos onde os festejos obtinham maior destaque e avaliar sua proximidade com escolas da rede pública do município ou do estado. Após esta verificação da festa em seus detalhes e contexto urbano e cultural, constatou-se a representatividade patrimonial do evento, justificando o registro da Festa como a primeira manifestação do patrimônio imaterial da cidade. %U http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/204 %J Geosaberes %0 Journal Article %P 115-122%V 3 %N 6 %@ 2178-0463