TY - JOUR AU - SILVA, Paulo Adriano Santos PY - 2014/02/24 TI - Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionado JF - Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec KW - Ensino de Geografia, Representação Cartográfica e Oficinas Pedagógicas. N2 - O referido artigo foi desenvolvido a partir d os resultados obtidos com a iniciação d a prática de ensino na Escola Municipal Lauro Rocha de Andrade, realizada na disciplina Estágio Supervisionado em Prática do Ensino em Geografia I. Apresentamos como objetivo refletir sobre a geografia escolar destacando a importância da inserção de novas metodologias, no sentido de estimular a participação dos discentes no processo de ensino/aprendizagem. Inicialmente, realizamos um levantamento bibliográfico referente à temática do ensino de geografia, seguido pelo diagnóstico escolar; a seguir, procedemos à observação da regência e à realização de oficinas pedagógicas com alunos do 5º ano do ensino fundamental , nas quais f oram abordados temas alusivos à representação cartográfica e localização geográfica temática essencial para a formação dos discentes na educação básica.  UR - http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/206