%A SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos %D 2014 %T A ORIENTAÇÃO COMO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA %K Ensino e Pesquisa; Aprendizagem Docente; Ensino de Geografia %X Este artigo resulta de uma investigação que teve por objeto as aprendizagens de docentes produzidas com base na orientação à monografia ou trabalho de conclusão de curso em curso de Geografia. O estudo parte da concepção de que a atividade docente de orientação exige uma integração entre saber ensinar e saber pesquisar e circunscreve-se no seguinte problema: Qual a racionalidade que movimenta o trabalho docente do professor de ensino superior que orienta Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área de Geografia para efetivação do ensino e pesquisa no âmbito da ação docente? Tal debate se inscreve na literatura que aborda a relação do professor com a pesquisa e o trabalho de orientação como mediação pedagógica (ANDRÉ, 2006; DEMO, 2003; LUDKE e OLIVEIRA, 2009; entre outros ). A investigação baseou-se na abordagem qualitativa com referencial metodológico na etnometodologia.   A pesquisa contou com a colaboração de 18 professores, sendo 16 do curso de Geografia e dois do curso de Pedagogia da UFPE. Os procedimentos utilizados foram: questionários e entrevistas. Os resultados reafirmam a tese de que as estratégias desenvolvidas na orientação revelam a prática e a experiência como campo pedagógico de aprendizagem e servem como suporte para o desenvolvimento da ação docente. Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;} %U http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/215 %J Geosaberes %0 Journal Article %P 79-86%V 4 %N 8 %@ 2178-0463 %8 2014-02-27