%A SANTOS, Alan Fernandes dos %D 2014 %T Pesquisa qualitativa no ensino de geografia: discutindo qualidade %K geografia; ensino; pesquisa; qualitativa. %X O presente artigo visa discutir a qualidade da pesquisa qualitativa no ensino de geografia. Para o mesmo, apontamos teoricamente quais seriam os aspectos desta “qualidade”, identificando seu caráter formal e político. Primeiramente, refletimos sobre a falsa dicotomia entre a abordagem quantitativa e qualitativa, compreendendo que ambas são intrínsecas e concomitantes no processo de pesquisa. Posteriormente, debatemos a representatividade da pesquisa qualitativa diante das regras probabilísticas, da concepção positivista da ciência e de suas possibilidades interpretativas através da dialética e da fenomenologia. Do mesmo modo, assinalamos que a qualidade política se vislumbra através do pensamento crítico e reflexivo do pesquisador sobre suas escolhas teórico-metodológicas, sobre aquilo que investiga e produz como resultado final de seus estudos. Ao final, constatamos que a qualidade formal e política da pesquisa qualitativa no ensino da geografia relaciona-se a compreensão epistemológica da ciência geográfica, que consequentemente orienta as intencionalidades filosóficas, ideológicas, os esforços práticos e o olhar do pesquisador sobre as condições sociais que se apresentam o objeto de pesquisa %U http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/252 %J Geosaberes %0 Journal Article %P 60-67%V 5 %N 9 %@ 2178-0463 %8 2014-07-02