%A BATISTA, Natália Lampert %A ROUBUSTE, Leandro da Silva %A BECKER, Elsbeth Léia Spode %D 2014 %T Educando para a valorização do patrimônio na perspectiva do belo e da estética: o caso do Theatro Treze De Maio, Santa Maria, Rio Grande Do Sul, Brasil %K Estética; Geografia Urbana; Paisagem %X O artigo objetivou evidenciar a perspectiva filosófico-geográfica, em busca de sentido no belo e na estética, da Geografia Urbana – o caso do Theatro Treze de Maio, no Centro Histórico de Santa Maria – Rio Grande do Sul – Brasil. A metodologia caracterizou-se por uma abordagem qualitativa e perpassou, inicialmente, pelo estudo da temática, bem como pelo (re)conhecimento da área de análise. Após, elaborou-se a proposta de ensino dirigida ao Ensino Médio e construiu-se o roteiro-base da peça teatral realizada, durante a saída de campo, no Centro Histórico de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Depois, redigiu-se o texto final da proposta pedagógica que envolveu professores e alunos dos Cursos de Graduação de Geografia e de Filosofia do Centro Universitário Franciscano e professores e alunos da rede estadual de ensino.  O trabalho esteve vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Subprojetos: Geografia e Filosofia/UNIFRA. Os resultados alcançados foram significativos e representaram um envolvimento dos alunos na construção do texto, no trabalho de campo e na execução da peça teatral. Constatou-se que, para o desenvolvimento desse aprendizado, a educação patrimonial revestiu-se de grande importância. A peça teatral serviu de estímulo à memória, resgatando, em muitos, a afetividade; em outros, o conhecimento; e, para todos, proporcionou a compreensão da importância da continuidade histórica e da valorização do patrimônio local.  %U http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/267 %J Geosaberes %0 Journal Article %P 36-50%V 5 %N 10 %@ 2178-0463 %8 2014-12-06