TY - JOUR AU - Machado, Júlio César Epifânio PY - 2016/11/27 TI - Relação significante-significado no ensino de geografia física na educação básica: sobre o significado-obstáculo JF - Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - DecDO - 10.26895/geosaberes.v7i13.339 KW - Relação Significante-Signficado, Animismo, Generalismo, Alagamento. N2 - Neste artigo apresentamos uma investigação sobre os conhecimentos prévios dos alunos referentes à causa dos alagamentos e possibilidades de ocorrência dos mesmos. Para realizar esta pesquisa, pautamo-nos na teoria do Realismo Nominal (PIAGET, 2005), com destaque para a relação significante-significado, e na teoria dos Obstáculos Epistemológicos (BACHELARD, 2008), em particular o animismo e o generalismo. As referidas teorias foram empregadas tanto para orientar o planejamento de algumas tarefas que possibilitaram o levantamento dos modelos de explicação dos estudantes quanto para análise de suas respectivas respostas. Participaram desta pesquisa cento e quinze alunos com idade média de quatorze anos, matriculados na oitava série (atual nono ano) de uma escola pública municipal localizada em São Paulo. Nosso objetivo principal foi responder a seguinte questão: Quais são os tipos de opiniões predominantes entre os estudantes quando questionados sobre as causas dos alagamentos e suscetibilidade de sua ocorrência em determinado lugar? Tendo em vista os dados levantados e o modo como as tarefas foram organizadas, contatamos que grande parte dos estudantes se valeu das opiniões animistas e generalistas para a origem dos alagamentos. Do mesmo modo, os alunos recorreram à intuição empírica para argumentarem sobre a possibilidade desse evento suceder na escola em que estudam e no local onde moram. UR - http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/339