TY - JOUR AU - GIROTTO, Eduardo Donizeti PY - 2011/01/25 TI - O lugar do ensino na formação da geografia brasileira JF - Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec KW - Epistemologia – Ensino – Geografia Brasileira N2 - Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} O presente artigo tem como objetivo discutir o lugar do ensino no processo de formação da Geografia Brasileira, buscando compreender a relação entre o ensino de geografia no Brasil na primeira metade do século XIX e o projeto de sociedade defendido por diversos geógrafos daquele momento. Para tanto, fazemos uma análise dos principais autores (Aroldo de Azevedo, Pierre Monbeig, Delgado de Carvalho) que contribuíram na formação da geografia brasileira enquanto uma ciência moderna e que foram essenciais nas primeiras discussões acerca do lugar do ensino desta ciência em todos os níveis. Acreditamos que ao retomar as concepções e propostas apresentadas por tais autores, sem incorrer no erro na crítica vazia ou na apologia das mesmas, podemos construir caminhos e alternativas para pensar os fundamentos epistemológicos da geografia que hoje fazemos, tanto no que diz respeito à pesquisa quanto ao ensino. UR - http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/41