%A FERNANDES, Fernando %D 2011 %T Paleontologia do devoniano nos campos gerais do Paraná: contribuições de uma prática de campo para o ensino de geociências na educação básica %K Paleontologia, Formação Ponta Grossa, Educação Ambiental, Devoniano, Educação Básica %X Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} Esse trabalho referente à abordagem paleontológica do período devoniano, foi realizado através da discussão teórica e da prática de campo na região dos campos gerais especificamente nas cidades de Castro, Ponta Grossa e Tibagi-PR. Como interesse fez se o reconhecimento dos afloramentos fossilíferos e consecutivamente a coleta e classificação de alguns exemplares. Estes, através da taxonomia e a tafonomia serviram de material para definir a estratificação cronológica dos achados. De forma geral, esse trabalho teve como base a compreensão paleontológica relacionada a saídas de campo feitas com o grupo de pesquisa Palaios da Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG, contextualizando um trabalho prático. Através da discussão teórica dos elementos abordados, e visto a pouca abordagem da paleontologia na Educação Básica, buscou-se também uma possível transposição das idéias de paleo-rotas para o ensino fundamental e médio, enfatizando a importância da pesquisa na paleontologia e a conservação de sítios com o pressuposto de uma educação ambiental, propiciando assim, ambientes alternativos para o ensino %U http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/66 %J Geosaberes %0 Journal Article %P 100-112%V 2 %N 4 %@ 2178-0463 %8 2011-12-26