%A AIRES, Rosilene %D 2011 %T Papel dos sujeitos sociais envolvidos no processo avaliativo de livros didáticos de geografia para as séries iniciais do ensino fundamental I %K livro didático;ensino de Geografia;séries iniciais;sujeitos sociais %X Este artigo tem como preocupação central discutir o papel dos sujeitos sociais envolvidos no processo avaliativo dos livros didáticos voltados ao ensino fundamental I, indicando contradições existentes em suas atuações. Esta caracterização baseou-se em referenciais teóricos, documentos oficiais e alguns depoimentos de professores da cidade de Fortaleza que foram coletados por mim em vivências pedagógicas. Percebe-se que atuam na edição, seleção, escolha e distribuição dos livros, segmentos sociais com interesses distintos que deixam a desejar na construção de critérios e no uso de ferramentas que permitam avaliação adequada dos livros didáticos de Geografia. %U http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/73 %J Geosaberes %0 Journal Article %P 78-88%V 2 %N 3 %@ 2178-0463 %8 2011-08-06