Foco e Escopo

GEOSABERES, revista associada ao Programa de Pós-graduação em Geografia da Univerisdade Federal do Ceará, busca oferecer espaço para a veiculação de pesquisas na área de Geografia. Criada em 2010, a revista adota base disponilizada pela IBICT (SEER/OJS).

Missão: Constituir em um veículo de intercâmbio das investigações científicas sobre a área de Geografia, com enfoque em estudos voltados para a seara humana (agrária e urbana), física, investigações geoeducacionais e em ciências ambientais. Os Geosaberes estão abertos para uma análise geográfica aberta e democrática.   

Público-alvo: Pesquisadores da Geografia, Ciências Ambientais e áreas afins, além de Professores do Ensino Superior e Básico, Estudiosos de temáticas sócio-espaciais que dialogem com o fazer ambiental e geográfico.

Objetivos: Promover uma ampliação teórico-metodológica dos estudos geográficos; fortalecer as pesquisas nessa área em sua articulação com saberes urbanos, rurais, regionais, cartográficos, étnicos, turísticos, míticos, patrimoniais e ambientais, entre outros; fornecer uma oportunidade de acesso acadêmico e ciêntífico ao Professor do Ensino Básico; integrar novas dicussões temáticas a reflexão sobre o fazer geográfico.

Idiomas de Publicação: Português (principal), Inglês, Espanhol ou Francês.

Formato de Edição: eletrônico (periodicidade quadrimestral).

 

Processo de Avaliação por Pares

Cada artigo apresentado à revista para publicação, será avaliado no mínimo por dois conselheiros ou consultores ad hoc às cegas, com base nos quais o Comitê Editorial o aceitará, rejeitará ou ainda, solicitará alterações. No caso de pareceres conflitantes, o encaminhará a um terceiro conselheiro ou consultor que deverá dirimir as dúvidas sobre a propriedade ou impropriedade da publicação do artigo, tendo em conta tão somente a sua qualidade acadêmica. Os artigos deverão ser inéditos.

A critério da Comissão Editorial, poderão ser publicados artigos relevantes e obras clássicas de divulgação nacional e internacional, de acordo com as regras relativas a direito autoral.

Os originais serão publicados em língua portuguesa. Excepcionalmente, poderão ser publicados em espanhol, francês ou inglês. Devem ser redigidos em linguagem acessível, evitando-se o jargão teórico e as formulações matemáticas, desde que não prejudique a qualidade do trabalho.

Sobre o processo de submissão, é necessário que os autores e avaliadores tomem algumas preocupações com o texto e as prioridades do documento:

- Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Os avaliadores citados basearão sua análise em formulário disponibilizado na plataforma e a tratar dos termos indicados abaixo:

   I. O titulo do artigo é adequado e representa o menor resumo de seu conteúdo?

   II. Os resumos adequados, descrevem o objetivo, indicam referencial teórico, métodos utilizados, principais resultados e conclusões?

   III. Avaliação do conteúdo:

    . Relevância do artigo para o campo científico.
    . Originalidade do artigo;
    . Propriedade e qualidade da metodologia utilizada;
    . Representação, consistência e articulação teórica e metodologia na análise dos dados;
    . Fundamento e coerência das conclusões.
    . Qualidade da redação e organização do texto;
    . Rigor científico e obediência às normas da ABNT;
    . Pertinência, qualidade e nitidez das figuras e tabelas.
Após avaliação nos termos supramencionados o manuscrito recebera, pautado nas avaliações, as seguintes recomendações: aceitar, correções obrigatórias, submeter novamente para avaliação, enviar para outra revista ou rejeitar.

O editor informara cada um dos autores sobre a situação do manuscrito e, em caso de aceite e atendimento das solicitações feitas pelos avaliadores e a editoria, dará início ao processo de editoração do trabalho e com vistas à publicá-lo na plataforma.

Neste interim torna-se imprescindível o envolvimento do autor no atendimento das demandas relacionadas à formatação do artigo, com maior ênfase a relacionada à qualidade gráfica do material (sobretudo as figuras, tabelas e gráficos).

No sentido de  aprimorar a qualidade dos elementos gráficos e nitidez das figuras, nosso responsável pelo layout da revista avaliará minunciosamente os documentos, podendo sugerir alterações, complementações, reformatações, bem como exclusão do material não adequado às exigências da GEOSABERES. Em caso de não atendimento das demandas justificar-se-á o arquivamento da submissão em nossa plataforma.

 

Periodicidade

           Número de revistas por ano: 3 (publicação quadrimestral).

Obs.: as edições especiais não entram no cômputo geral das edições regulares da GEOSABERES

  1. b) formato: eletrônico 21cm x 29,7cm.
  2. c) mancha: 17cm x 25cm.
  3. d) número de páginas/fascículos: 120 – 280.
  4. e) número de artigos por fascículos: 8 – 20.
  5. f) número de páginas por artigo: 12 – 25, incluindo mapas, cartas, tabelas.
  6. g) margens no manuscrito do autor de 2,5 cm, fonte times new roman, tamanho 12 e espaço 1,5 cm.

 

Política de Acesso Livre

A GEOSABERES oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Sobre a Revista Geosaberes

A Revista GEOSABERES constitui-se num veículo de comunicação científica do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua proposta é reunir, periodicamente, contribuições de pesquisadores e pesquisadoras, fomentando a construção coletiva na seara da ciência geográfica. Para isso, acolhe em seu campo temático produções da Geografia Cultural, Ambiental, Urbana, Agrária, Escolar e Estudos de Geotecnologia. No Qualis-CAPES, a Revista GEOSABERES possui Avaliação B2 em Geografia e B3 em Ciências Ambientais.

 

Temáticas Principais

Análises geográficas, vislumbrando as temáticas:
- Geografia Cultural;
- Geografia Urbana;
- Geografia Agrária;
- Geografia Escolar;
- Ciências Ambientais;
- Educação Ambiental;
- Geotecnologia.

  

Conflito de interesse

Em caso de relação de proximidade com pessoas, instituições ou lugares, a atenção deve ser redobrada para evitar um conflito de interesse. Na arte de avaliação de um manuscrito, a envolver autores e revisores, a GEOSABERES prima, a partir de sua editoria, pelo estabelecimento de uma política a evitar envolvimento de pessoas a manterem relações pessoais, de amizade ou adversidade, assim como a envolver pessoas e instituições.

Tal procedimento visa dar confiabilidade ao processo de análise do material submetido, com consequente aumento da credibilidade dos artigos publicados. Neste sentido solicita-se aos autores e revisores contatarem com o Conselho Editorial da Revista em caso de se evidenciar:

- ligações e conflitos pessoais e institucionais (de caráter familiar e partidário) entre revisores e autores;

- apoio financeiro obtido no desenvolvimento do trabalho e a incidir em leitura que possa prejudicar a confiabilidade do material produzido.

 

Indexadores

DIALNETSistema de difusión de la producción científica hispana e de latinoamerica.

LATINDEXSistema Regional de Información en Línea para Revista Científicas Científica de América Latina, el Caribe, España y Portugal.

REDIBSistema de la Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico.

Obs.: REDIB substituiu a partir de 2015 a E-REVISTAS.

SUMÁRIOS.ORGSumários de Revistas Brasileiras.

RCAAP: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal.

DOAJ: Diretório de Periódicos de Livre Acesso

EBSCO: Information service

DIADORIM: Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

ERIH PLUS: European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences

 

Portais/Repositórios de Periódicos

Revista constante no Portal de Periódicos CAPES

Revista incluída no Repositório Institucional da UFC

Obs.: A GEOSABERES permite a publicação simultânea em sistemas de repositórios institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Adoção de Palavras-Chaves

No sentido de garantir veiculação ideal do artigo submetido e facilitar pesquisa com as novas ferramentas, especial atenção deve ser dedicada no momento de indicação das palavras-chaves (ver mais detalhes nas informações sobre Indexação da Submissão), com escolha daquelas representativas do conteúdo do trabalho.

 

Idiomas de publicação

Os originais serão publicados preferencialmente em português. A GEOSABERES, com vistas a sua internacionalização, realiza esforços no sentido de captar e publicar artigos em espanhol, francês ou inglês.

Os manuscritos devem ser redigidos em linguagem acessível, evitando-se o jargão teórico e as formulações matemáticas, desde que não prejudique a qualidade do trabalho.

 

Sobre encargos e taxas

Informamos que a Geosaberes não cobra qualquer tipo de taxa ou encargo, quer seja para leitores ou autores.

 

Originalidade

Informamos que todo artigo enviado para publicação deve ser original e inédito (não deve ter sido publicado anteriormente em outro periódico científico), bem como não deve ter sido enviado simultaneamente em outras revistas.

 

Ética

A GEOSABERES exige de seus colaboradores que os mesmos cumpram preceitos de conduta ética e de boas práticas editoriais científicas. Para tanto, não serão aceitos plágios, autoplágios, bem como serão observados os conflitos de interesse, duplicidade de submissão, éticas de vídeos e fotos e propriedade de conteúdo. Ao enviar os artigos para a revista, estão cientes de que não estão infringindo qualquer conduta antiética, sendo responsáveis por suas ações e práticas empreendidas para com a GEOSABERES. Sobre a conduta ética, favor consultar as recomentações da SCOPUS.