O estudo da paisagem e o ensino da geografia: breves reflexões para docentes do ensino fundamental II

  • Ana Beatriz Câmara MACIEL Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fábio Daniel Pereira MARINHO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras

Abstract

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os conceitos de paisagem, procurando analisar os erros existentes quanto ao estudo deste conceito na disciplina de geografia, propondo, também, reflexões e desafios que sejam mais concernentes a própria evolução da ciência geográfica na atualidade, tendo como público alvo professores do ensino fundamental II. Desta forma, o presente artigo teve como objetivo analisar como está sendo abordado do conceito de paisagem nas escolas e se os docentes estão realizando as adequações necessárias as discussões mais atuais relacionados à paisagem geográfica, decorrentes do acúmulo e da evolução do conhecimento científico no último século. Busca-se, desta forma, trazer contribuições para se romper com o estudo estático da paisagem, bem como auxiliar na construção de abordagens de ensino mais dinâmicas e interativas com a realidade socioespacial vivenciada pelo aluno, permitindo que o ensino da Geografia nas escolas esteja colaborando para a formação crítica dos cidadãos perante a sociedade. Essa formação crítica obedece à fundamental relação entre sociedade-natureza na qual surge à crise ambiental mundial.

Author Biographies

Ana Beatriz Câmara MACIEL, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia PPGe/UFRN e professora da rede privada.

Fábio Daniel Pereira MARINHO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras
Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia PPGe/UFRN
Published
26/12/2011
How to Cite
MACIEL, Ana Beatriz Câmara; MARINHO, Fábio Daniel Pereira. O estudo da paisagem e o ensino da geografia: breves reflexões para docentes do ensino fundamental II. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 55-60, dec. 2011. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/103>. Date accessed: 23 apr. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Paisagem; Ensino da Geografia; Ensino Fundamental II