A criatividade em geografia, prática pedagógica e avaliação: lanternas geográficas
Abstract
O trabalho realizado especifica uma abordagem diferente sobre a criatividade, a prática pedagógica e a avaliação. Sabemos dos riscos empreendidos no diferente, mas é necessário quando pretendemos realizar algo novo. Para a realização desse trabalho apostamos na construção da avaliação, essa é pautada no processo de criação onde o conteúdo é pesquisado e depois materializado num objeto que de significado ao tema estudado, fazendo com que os alunos trabalhem por associação. Os materiais utilizados são aqueles encontrados no cotidiano. Na obra em questão, os alunos utilizaram de quatro fotos preto/branco tiradas em campo que contextualizassem a saúde na cidade com uma abordagem crítica referendadas nas contradições do espaço. A apresentação /avaliação se deu na forma de instalações nos corredores da universidade levando o público a refletir sobre o tema abordado. O encontro com novas práticas pedagógicas que levem a desvendar outra metodologia de avaliação, pode nos levar ao encontro de um novo processo de ensino aprendizagem, baseado no teórico/ prático sem esquecermo-nos da manifestação criativa.
Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).