A criatividade em geografia, prática pedagógica e avaliação: lanternas geográficas

  • Emerson RIBEIRO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Abstract

O trabalho realizado especifica uma abordagem diferente sobre a criatividade, a prática pedagógica e a avaliação. Sabemos dos riscos empreendidos no diferente, mas é necessário quando pretendemos realizar algo novo. Para a realização desse trabalho apostamos na construção da avaliação, essa é pautada no processo de criação onde o conteúdo é pesquisado e depois materializado num objeto que de significado ao tema estudado, fazendo com que os alunos trabalhem por associação. Os materiais utilizados são aqueles encontrados no cotidiano. Na obra em questão, os alunos utilizaram de quatro fotos preto/branco tiradas em campo que contextualizassem a saúde na cidade com uma abordagem crítica referendadas nas contradições do espaço. A apresentação /avaliação se deu na forma de instalações nos corredores da universidade levando o público a refletir sobre o tema abordado. O encontro com novas práticas pedagógicas que levem a desvendar outra metodologia de avaliação, pode nos levar ao encontro de um novo processo de ensino aprendizagem, baseado no teórico/ prático sem esquecermo-nos da manifestação criativa.

Author Biography

Emerson RIBEIRO, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

PROFESSOR ASSISTENTE DO DEPARTAMENTO GEOCIÊNCIAS/URCA-CE. ATUANDO COM AS DISCIPLINAS DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA, DOUTORANDO NA USP EM GEOGRAFIA HUMANA.

Published
26/12/2011
How to Cite
RIBEIRO, Emerson. A criatividade em geografia, prática pedagógica e avaliação: lanternas geográficas. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 61-75, dec. 2011. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/104>. Date accessed: 25 apr. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Avaliação; Prática Pedagógica; Instalações; Arte; Geografia; Educação.