Experiência vivenciada em educação ambiental na escola pública de Ensino Fundamental Claudio Martins, Fortaleza, CE

  • Sebastião Felix PEREIRA Geógrafo
  • Antonio Jeovah de Andrade MEIRELES UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UFC

Abstract

Através da implantação de projetos sobre a temática “meio ambiente nas escolas” foi possível acompanhar e avaliar, enquanto aluno do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), as  ações relacionadas com a 3ª Conferência Infanto-Juvenil do Meio Ambiente realizada na escola Pública de Ensino Fundamental Cláudio Martins, no município de Fortaleza/CE. Como objetivo alcançado, foi possível evidenciar o processo de envolvimento dos professores e aluno no trato dos problemas ambientais, identificando a importância do trabalho educacional para a melhoria da qualidade do meio ambiente. Constatou-se que a principal prática foi aquela relacionada com a tentativa de estruturar atividades interdisciplinares, abordando as questões ambientais que derivam da relação da escola com seu entorno urbano e sistemas ambientais. Verificou-se que a Conferência auxiliou no processo de consolidação de atividades cotidianas, entendidas como de educação ambiental, potencializadas de forma coletiva e através de práticas pedagógicas centradas em diagnósticos, propostas de ação e mudanças coletivas de atitude.


Author Biographies

Sebastião Felix PEREIRA, Geógrafo

 

Licenciado e Bacharel em Geografia

Departamento de Geografia da UFC,

Bloco 911 CEP 60.455-760

Fortaleza CE.

 

Antonio Jeovah de Andrade MEIRELES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UFC
Departamento de Geografia Programas de Pós-graduação em Geografia e em Meio Ambiente e Desenvolvimento
Published
31/12/2012
How to Cite
PEREIRA, Sebastião Felix; MEIRELES, Antonio Jeovah de Andrade. Experiência vivenciada em educação ambiental na escola pública de Ensino Fundamental Claudio Martins, Fortaleza, CE. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 6, p. 16-27, dec. 2012. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/106>. Date accessed: 03 oct. 2022.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Educação ambiental, impactos ambientais, práticas pedagógicas