Experiência vivenciada em educação ambiental na escola pública de Ensino Fundamental Claudio Martins, Fortaleza, CE
Abstract
Através da implantação de projetos sobre a temática “meio ambiente nas escolas” foi possível acompanhar e avaliar, enquanto aluno do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), as ações relacionadas com a 3ª Conferência Infanto-Juvenil do Meio Ambiente realizada na escola Pública de Ensino Fundamental Cláudio Martins, no município de Fortaleza/CE. Como objetivo alcançado, foi possível evidenciar o processo de envolvimento dos professores e aluno no trato dos problemas ambientais, identificando a importância do trabalho educacional para a melhoria da qualidade do meio ambiente. Constatou-se que a principal prática foi aquela relacionada com a tentativa de estruturar atividades interdisciplinares, abordando as questões ambientais que derivam da relação da escola com seu entorno urbano e sistemas ambientais. Verificou-se que a Conferência auxiliou no processo de consolidação de atividades cotidianas, entendidas como de educação ambiental, potencializadas de forma coletiva e através de práticas pedagógicas centradas em diagnósticos, propostas de ação e mudanças coletivas de atitude.
Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).