Grupos de pesquisa e experimentação, prática de campo e análise da paisagem como proposta metodológica na educação básica

  • Renato PEREIRA UEPG

Abstract

O presente trabalho traz como proposta a formação de grupo de pesquisa e experimentação, valorizando a atividade prática de campo no ensino de Geografia na educação básica. O tema vem ao encontro das crescentes demandas educacionais que sugerem alternativas interdisciplinares como resposta ao educando que se espera no século XXI, o educando da era informacional, àquele que busca na escola possibilidade de aprendizado a partir da prática. A análise pelo viés sistêmico se propõe como suporte às novas propostas de percepção da paisagem por parte de educandos e educadores.

Author Biography

Renato PEREIRA, UEPG
Licenciado em Geografia pela UEPG. Tem experiência na área de ensino de Geografia; tecnologia da informação; produção, revisão e edição de livros/periódicos; e, organização de eventos. Realiza assessoria na área de projetos educacionais, edição de publicações em geral e em educação a distância. Atualmente é diretor-presidente do Instituto Trilobita de Desenvolvimento, Educação, Cultura e Pesquisa e professor da Associação Brasileira de Educação e Cultura.
Published
26/12/2011
How to Cite
PEREIRA, Renato. Grupos de pesquisa e experimentação, prática de campo e análise da paisagem como proposta metodológica na educação básica. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 76-87, dec. 2011. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/107>. Date accessed: 05 oct. 2022.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Grupo de pesquisa; Análise da paisagem; Prática de campo; Ensino de Geografia