Reflexões sobre a prática de ensino e os recursos adotados nas aulas de geografia: a utilização de músicas em sala de aula por professores do município de Campina Grande, PB

  • Suellen Silva PEREIRA

Abstract

A disciplina de Geografia, apesar de sua importância para uma melhor interação do ser humano com a natureza e com os problemas que o circundam, vem sofrendo com um velho preconceito que a classificou como mnemônica e, portanto, chata e sem importância. Desse modo, o professor tem um papel fundamental, que é desmistificar o estigma que carrega esta área do conhecimento, através de uma mudança no modo como os conteúdos programáticos são trabalhados em sala de aula. Nesse sentido, este trabalho foi realizado a partir de pesquisa em livros didáticos de Geografia do 9º ano do Ensino Fundamental II; entrevistas com professores de Geografia de dez escolas da rede de ensino da cidade de Campina Grande/PB, objetivando levantar a utilização de letras de música como instrumento alternativo na prática de ensino-aprendizagem. Ficou evidenciado que é fundamental a utilização de novas estratégias didático-pedagógicas, de modo a transformar as aulas de Geografia em algo significativo, evidenciando a necessidade de renovação e inovação no ensino desta disciplina.

Author Biography

Suellen Silva PEREIRA
Geógrafa (UEPB). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA UFPB/UEPB). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (UFCG) e pelo Programa de Pós-Graduaçaõ em Geografia (UFPE). Bolsista CNPq
Published
26/12/2011
How to Cite
PEREIRA, Suellen Silva. Reflexões sobre a prática de ensino e os recursos adotados nas aulas de geografia: a utilização de músicas em sala de aula por professores do município de Campina Grande, PB. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 88-99, dec. 2011. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/108>. Date accessed: 05 oct. 2022.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Ensino de Geografia; Recursos Didático-Pedagógicos; Música.