Reflexões sobre a prática de ensino e os recursos adotados nas aulas de geografia: a utilização de músicas em sala de aula por professores do município de Campina Grande, PB
Abstract
A disciplina de Geografia, apesar de sua importância para uma melhor interação do ser humano com a natureza e com os problemas que o circundam, vem sofrendo com um velho preconceito que a classificou como mnemônica e, portanto, chata e sem importância. Desse modo, o professor tem um papel fundamental, que é desmistificar o estigma que carrega esta área do conhecimento, através de uma mudança no modo como os conteúdos programáticos são trabalhados em sala de aula. Nesse sentido, este trabalho foi realizado a partir de pesquisa em livros didáticos de Geografia do 9º ano do Ensino Fundamental II; entrevistas com professores de Geografia de dez escolas da rede de ensino da cidade de Campina Grande/PB, objetivando levantar a utilização de letras de música como instrumento alternativo na prática de ensino-aprendizagem. Ficou evidenciado que é fundamental a utilização de novas estratégias didático-pedagógicas, de modo a transformar as aulas de Geografia em algo significativo, evidenciando a necessidade de renovação e inovação no ensino desta disciplina.
Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).