A experiência internacional e sua contribuição na formação do professor de geografia
Abstract
Podemos considerar o intercâmbio como um verdadeiro divisor de águas para a formação de um futuro profissional da educação, além de estabelecer novos contatos, possibilita o conhecimento de novas culturas, metodologias e ampliação de conhecimentos não só em Geografia, mas em outras áreas do conhecimento. Diante dos fatos, aproveitamos a oportunidade de explorá-la a partir das experiências internacionais vividas entre os anos de 2010/2011. Buscamos estabelecer algumas das principais características que constituem o curso de Geografia em duas universidades distintas. Analisando, por exemplo, a sua grade curricular, metodologias em sala de aula, estágios e a inserção no mercado de trabalho de Geógrafos ou futuros professores para o ensino básico/médio. As universidades que utilizamos como exemplos, são respectivamente: Universidade Federal do Ceará (UFC) – no Brasil e a Universidade do Minho (UMinho) em Portugal. Percebemos que existem contrastes, lados positivos e negativos em ambos os casos aqui apresentados. Porém, não se trata de estabelecer qual a melhor ou pior instituição para a formação de futuros geógrafos e professores. Acreditamos que a experiência internacional é ímpar e a possibilidade de conhecer novas metodologias de ensino é fundamental para o amadurecimento pessoal e profissional.
Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).