A Universidade Estadual Vale do Acaraú e a formação docente em geografia: reflexões sobre a licenciatura em Campina Grande, Paraíba,Brasil
Abstract
O presente artigo analisa a formação docente em Geografia na Universidade Estadual Vale do Acaraú em Campina Grande, Paraíba. Para a sua construção realizamos levantamento documental das atividades acadêmico-cientificas e culturais promovidas na instituição, e nos Trabalhos de Conclusão de Curso no período compreendido entre 2009-2011. Assim, com uma abordagem quanti-qualitativa buscou-se refletir sobre a importância da interrelação entre essas atividades durante a licenciatura e realização do estágio docência em Geografia nas escolas da Educação Básica na Paraíba para contribuir à formação de professores-pesquisadores dos seus exercícios profissionais. Esperamos que a possibilidade concreta da construção do conhecimento pela pesquisa possa servir à formação de professores autônomos e criativos em face da realidade socioespacial do magistério no campo e na cidade.
Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).