A Universidade Estadual Vale do Acaraú e a formação docente em geografia: reflexões sobre a licenciatura em Campina Grande, Paraíba,Brasil
Resumo
O presente artigo analisa a formação docente em Geografia na Universidade Estadual Vale do Acaraú em Campina Grande, Paraíba. Para a sua construção realizamos levantamento documental das atividades acadêmico-cientificas e culturais promovidas na instituição, e nos Trabalhos de Conclusão de Curso no período compreendido entre 2009-2011. Assim, com uma abordagem quanti-qualitativa buscou-se refletir sobre a importância da interrelação entre essas atividades durante a licenciatura e realização do estágio docência em Geografia nas escolas da Educação Básica na Paraíba para contribuir à formação de professores-pesquisadores dos seus exercícios profissionais. Esperamos que a possibilidade concreta da construção do conhecimento pela pesquisa possa servir à formação de professores autônomos e criativos em face da realidade socioespacial do magistério no campo e na cidade.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).