DECIFRANDO A PAISAGEM DE CERRO COLORADO (CÓRDOBA, ARGENTINA): AS REMINISCÊNCIAS ESPACIAIS NA POESIA E NA MELODIA DE ATAHUALPA YUPANQUI
Resumo
Este artigo pretende explorar a paisagem do Cerro Colorado e sua relação com as composições de Atahualpa Yupanqui. A partir dos componentes poéticos e melódicos de algumas canções do compositor, pretende-se descrever a forma como os imaginários geográficos foram construídos. Assim, são identificados os elementos da natureza nos quais Yupanqui contou para decifrar a paisagem. Como metodologia, utilizou-se uma abordagem qualitativa que consistiu, por um lado, na seleção das canções e na análise qualitativa do seu conteúdo e da sua melodia e, por outro lado, foi realizado um trabalho de campo na localidade de Cerro Colorado (Argentina), na qual foram realizadas observação participante e entrevistas individuais. Os resultados confirmam que Yupanqui captou elementos simbólicos e conceituais que fazem a configuração de um imaginário geográfico singular e poético.
Referências
AROSTEGUY, A. Territorio y Música – un diálogo, múltiples ecos: entre tonalidades, sonoridades, acústicas y bullicios de los espacios. Revista GEOgraphia, Niterói, v. XXII, n. 49, p. 1-12, 2020a. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2021.v22i49.a29448
__________. Infinito particular: análisis de las letras de las canciones de Atahualpa Yupanqui como configuradores de imaginarios geográficos. Revista Cardinalis, Córdoba, v. VIII, n. 14, p. 359-379, 2020b.
BARRIONUEVO, D. Reserva natural Cerro Colorado. 2008. Disponível em:
BURGOS, R. Geografía de la música en la región de la Huasteca Potosina, Municipio de Tamazunchale, S.L.P., en los inicios del siglo XXI. Revista Geográfica, v. 140, Julio-Diciembre, p. 91-133, 2006. DOI: 10.2307/40996733
CANAL ENCUENTRO. Los caminos de Atahualpa: Un viaje a caballo. 1985a. Disponível em:
__________. Los caminos de Atahualpa: El filósofo. 1985b. Disponível em:
CARNEY, G. The Sounds of People and Places: a geography of American folk and popular music. Lanham: Rowman & Littlefield, 1994. 335p.
CELMA, R. Atahualpa y el árbol (pintura). 2013.
CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. Literatura, música e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2007. 150p.
COSGROVE, D. Social formation and symbolic landscape. London and Sydney: Croom Helm, 1984. 293p.
DEBARBIEUX, B. L´espace de l´imaginaire: essais et détours. Paris: CNRS Editions, 2015. 310p.
DEBARBIEUX, Bernard. Los Imaginarios de la naturaleza. In: LINDÓN, A.; HIERNAUX, D. (Eds.). Geografías de lo Imaginario. Barcelona: Anthropos Editorial; México: Universidad Autónoma Metropolitana, 2012. p. 140-156.
DIDI-HUBERMAN, G. Pensadores contemporáneos, en Síntesis. Gerardo de la Fuente entrevista a Didi-Huberman. 2018. Disponível em:
DOZENA, A. Os sons como linguagens espaciais. Revista Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, v. 45, Enero/Junio, p. 31-42. 2019a. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2019.48532
__________. A geografia da música. Entrevista com Alessandro Dozena. 2019b. Disponível em:
EL LITORAL. Aves y Chamamé 2: En la soledad del lamento, el crespín. 2019. Disponível em:
ENCICLOPEDIA DIGITAL DE LA PROVINCIA DE SALTA – ARGENTINA. El gato. (2013). Disponível em:
FRITH, S. Ritos de la Interpretación: sobre el valor de la música popular. Buenos Aires: Editorial Paidós, 2014. 496p.
FROBENIUS, L. Der westafrikanische Kulturkreis. Harvard: Harvard University Press, 1897. 17p.
FUNDACIÓN ATAHUALPA YUPANQUI – ARCHIVO PROPIO. 1992.
GIRONCOURT, G. DE. Recherces de Géographie musicale dans le Sud Tunisien. La Géographie, Paris, v. LXXL, n. 6, p. 65-74, 1939.
GUTDEUTSCH, G. Mitología de los árboles. 2017. Biblioteca Acrópolis. Disponível em:
KONG, L. Popular music in geographical analysis. Progress in Human Geography, New York, v. XIX, n. 2, p. 183-198. 1995. https://doi.org/10.1177/030913259501900202
LA GACETA. La significación del caballo en la obra de Yupanqui es profunda. Entrevista con Roberto Chavero. 2018. Disponível em:
LINDÓN, A.; HIERNAUX, D. Geografías de lo imaginario. Barcelona: Anthropos Editorial, 2012. 241p.
MALINOWSKI, B. Uma teoria cientifica da cultura. São Paulo: Zahar, 1975. 240p.
MAYRING, P. Qualitative content analysis. Forum Qualitative Social Research, Berlin, I/2/ 20, p. s/p, 2000.
MELLO, J. B. F. DE. O Rio de Janeiro dos compositores da música popular brasileira: 1928/1991 – uma introdução à geografia humanística. 1991. 299 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1991.
MIS MEMORIAS DE COCINA. Tortilla al rescoldo. 2014. Disponível em:
MOZAS, L. Leda Valladares y el significado de una expresión cultural. En el folklore, nuestra raíz (Entrevista a la autora). Clarín, (6/04/1978), Suplemento Cultura y Nación.
PANITZ, L. M. Geografa e música: uma introdução ao tema. Biblio 3W, Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, Barcelona, v. XVII, n. 978, p. s/p, 2012.
PERNIOLA, M. Los Situacionistas: historia crítica de la última vanguardia del siglo XX. Madrid: Acuarela y A. Machado Libros, 2007. 175p.
POCOCK, D. Sound and the geographer. Geography, Sheffield, v. 74, p. 193-200, 1989. https://doi.org/10.20630/chirikagaku.46.1_41
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999. 424p.
ROJAS, R. Eurindia (vol. 1 & 2). Buenos Aires: Centro Editor de América Latina, 1980. 235p.
SMITH, S. J. Beyond geography’s visible worlds: a cultural politics of music. Progress in Human Geography, New York, v. 21, p. 502–529, 1997. https://doi.org/10.1191/030913297675594415
VALIENTE, S. Discursos de la identidad territorial según el cancionero folklórico. ACME: An international e-journal for critical geographies, Bristish Columbia, v. 8, p. 46-68, 2009.
VENA, M. Entrevista a través de Whatsapp. 2020.
YUPANQUI, A. Cerro Bayo. Córdoba: Editorial Cerro Negro, 2015. 108p.
__________. Aires indios. San Luis: Nueva Editorial Universitaria, 2012a. 117p.
__________. Del algarrobo al cerezo: apuntes de un viaje por el país japonés. San Luis: Nueva Editorial Universitaria, 2012b. 70p.
__________. Piedra sola: poemas del Cerro. San Luis: Nueva Editorial Universitaria, 2009a. 72p.
__________. Guitarra. San Luis: Nueva Editorial Universitaria, 2009b. 112p.
__________. Este largo camino – memorias (Victor Pintos compilador). Buenos Aires: Cántaro, 2008. 304p.
__________. Cartas a Nenette (Victor Pintos compilador). Buenos Aires: Sudamericana, 2001. 335p.
__________. El payador perseguido. Buenos Aires: Siglo Veinte, 1984. 107p.
__________. El canto del viento. Buenos Aires: Ediciones Honegger, 1965. 231p.
__________. Tierra que anda. Buenos Aires: Editorial Anteo, 1948. 208p.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

















