Mercados de terras no estado de São Paulo: determinações de preços pós-plano real

  • Jose Gilberto SOUZA IGCE - Unesp
  • Rafael Farias do NASCIMENTO Departamento de Economia Rural - UNESP
  • José Jorge GEBARA UNESP

Abstract

A pesquisa teve como objetivo realizar uma análise dos fatores determinantes do preço da terra agrícola no estado de São Paulo nos EDR’s (Escritórios de Desenvolvimento Rural), sub-divididos em grupos segundo o padrão de uso e ocupação do solo. A análise se constitui a partir do plano de estabilização monetária (Plano Real 1994) e suas inflexões até o ano de 2005, considerando sua relação com os fatores macroeconômicos. A base de dados se constituiu dos preços de terra de cultura de segunda apuradas pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA/SP). As taxas de juros, câmbio,  inflação e valores do crédito rural foram obtidas junto ao Banco Central e os valores de arrecadação do Imposto Territorial Rural junto a Secretaria do Tesouro Nacional. Os dados de estrutura fundiária foram apontados junto ao Levantamento de Unidades de Produção Agrícola (LUPA - IEA/SP). Verificou-se que durante o Plano Real, no período de 1995-1999, com o câmbio fixo, o preço de terra rural tomou uma tendência decrescente, alterando o papel da terra rural como ativo de investimento e descaracterizando sua trajetória histórica de reserva de valor. As análises apontaram para a reduzida importância destes fatores em períodos de maior estabilidade macroeconômica, diferenciando seus resultados dos apontados na literatura

Author Biographies

Jose Gilberto SOUZA, IGCE - Unesp
Professor AdjuntoGeografia Política - Políticas PúblicasDepartamento de GeografiaInstituto de Geociências e Ciências Exatas-IGCEUnesp-Universidade Estadual PaulistaCampus de Rio Claro.
Rafael Farias do NASCIMENTO, Departamento de Economia Rural - UNESP
Engenheiro Agronômo
José Jorge GEBARA, UNESP
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1971) e em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1972); mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1976) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1982). Atualmente é professor livre-docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 
Published
31/12/2012
How to Cite
SOUZA, Jose Gilberto; NASCIMENTO, Rafael Farias do; GEBARA, José Jorge. Mercados de terras no estado de São Paulo: determinações de preços pós-plano real. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 6, p. 40-49, dec. 2012. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/119>. Date accessed: 25 apr. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Mercado de terras, desenvolvimento agrário, fatores macroeconômicos