Recursos digitais e cartografia escolar: possibilidades metodológicas de trabalho a partir do atlas escolar online do IBGE

  • Julio do Carmo PEDROSO UNICENTRO
  • Daniel Luiz STEFENON UNICENTRO

Abstract

Tendo em vista a emergência das discussões sobre as novas tecnologias que estão fazendo parte do cotidiano de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, este artigo busca trazer reflexões acerca dessa temática a partir do relato de uma experiência que utilizou a internet como ferramenta didática para ler e interpretar mapas, através do website do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Trajano Grácia, localizado no município de Irati, Estado do Paraná. O presente texto contém uma revisão teórica acerca da cartografia escolar e das novas tecnologias de representação espacial, além do relato da prática pedagógica realizada na escola, onde se efetuou tal experiência de utilização de mapas em formato digital. Esta atividade iniciou-se com uma breve exposição sobre a história da Cartografia, abordando seu papel e importância dentro das atividades humanas. Depois disso, realizou-se uma apresentação das novas tecnologias de representação espacial, onde foram evidenciadas as possibilidades de trabalho com a Cartografia através da interatividade oferecida pelos mapas disponíveis no atlas geográfico escolar do sítio eletrônico do IBGE. Constatou-se que este tipo de trabalho pode contribuir para o despertar do interesse dos alunos pela cartografia além de facilitar o processo de aprendizagem desses elementos.

Author Biographies

Julio do Carmo PEDROSO, UNICENTRO
Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Campus de Irati/PR.
Daniel Luiz STEFENON, UNICENTRO
Professor do Depto. de Geografia da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, Campus de Irati/PR.
Published
31/12/2012
How to Cite
PEDROSO, Julio do Carmo; STEFENON, Daniel Luiz. Recursos digitais e cartografia escolar: possibilidades metodológicas de trabalho a partir do atlas escolar online do IBGE. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 6, p. 28-39, dec. 2012. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/144>. Date accessed: 20 apr. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Cartografia; Mapas Digitais; IBGE; Ensino de Geografia