Recursos digitais e cartografia escolar: possibilidades metodológicas de trabalho a partir do atlas escolar online do IBGE
Abstract
Tendo em vista a emergência das discussões sobre as novas tecnologias que estão fazendo parte do cotidiano de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, este artigo busca trazer reflexões acerca dessa temática a partir do relato de uma experiência que utilizou a internet como ferramenta didática para ler e interpretar mapas, através do website do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Trajano Grácia, localizado no município de Irati, Estado do Paraná. O presente texto contém uma revisão teórica acerca da cartografia escolar e das novas tecnologias de representação espacial, além do relato da prática pedagógica realizada na escola, onde se efetuou tal experiência de utilização de mapas em formato digital. Esta atividade iniciou-se com uma breve exposição sobre a história da Cartografia, abordando seu papel e importância dentro das atividades humanas. Depois disso, realizou-se uma apresentação das novas tecnologias de representação espacial, onde foram evidenciadas as possibilidades de trabalho com a Cartografia através da interatividade oferecida pelos mapas disponíveis no atlas geográfico escolar do sítio eletrônico do IBGE. Constatou-se que este tipo de trabalho pode contribuir para o despertar do interesse dos alunos pela cartografia além de facilitar o processo de aprendizagem desses elementos.Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).