O ensino de geografia e o uso dos recursos didáticos e tecnológicos

  • Flaviana Moreira CALADO Universidade estadual Vale do Acaraú

Abstract

Este artigo tem como objetivo fazer uma análise sobre a pesquisa bibliográfica e de campo, sobre a importância do ensino da geografia e o uso dos recursos didáticos e tecnológicos, verificando como estão sendo trabalhados na escola. Sabe-se que a inclusão do ensino de geografia no Brasil passou por vários debates, até fazer parte do currículo oficial do ensino fundamental. Desde então a geografia vêm passando por mudanças significativas, logo, observa-se também a importância do auxilio dos recursos didático – tecnológicos nesse processo de mudanças. O conceito de geografia e a noção do espaço são importantes para a construção do conhecimento dos alunos. Verifica-se também que o livro didático ainda é o recurso mais acessível até o momento e, um importante recurso nas escolas. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e levantamento de dados, através de entrevistas e aplicação de questionários, com o intuito de analisar como o ensino de geografia vem sendo abordado nas séries iniciais do ensino fundamental bem como a contribuição do uso das novas tecnologias podem melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Conclui-se que o ensino tradicional ainda prevalece nas aulas de geografia, e quanto aos docentes das escolas pesquisadas, nota-se que há uma falta de incentivo e motivação para a inovação de suas metodologias. Logo repensar a sua prática pedagógica é primordial para a melhoria do ensino aprendizado da criança.

Author Biography

Flaviana Moreira CALADO, Universidade estadual Vale do Acaraú
Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia (FACINTER), Professora do ensino fundamental e médio na rede municipal de ensino.
Published
21/07/2012
How to Cite
CALADO, Flaviana Moreira. O ensino de geografia e o uso dos recursos didáticos e tecnológicos. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 12-20, july 2012. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/159>. Date accessed: 16 apr. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS