O ensino de geografia e o uso dos recursos didáticos e tecnológicos
Abstract
Este artigo tem como objetivo fazer uma análise sobre a pesquisa bibliográfica e de campo, sobre a importância do ensino da geografia e o uso dos recursos didáticos e tecnológicos, verificando como estão sendo trabalhados na escola. Sabe-se que a inclusão do ensino de geografia no Brasil passou por vários debates, até fazer parte do currículo oficial do ensino fundamental. Desde então a geografia vêm passando por mudanças significativas, logo, observa-se também a importância do auxilio dos recursos didático – tecnológicos nesse processo de mudanças. O conceito de geografia e a noção do espaço são importantes para a construção do conhecimento dos alunos. Verifica-se também que o livro didático ainda é o recurso mais acessível até o momento e, um importante recurso nas escolas. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e levantamento de dados, através de entrevistas e aplicação de questionários, com o intuito de analisar como o ensino de geografia vem sendo abordado nas séries iniciais do ensino fundamental bem como a contribuição do uso das novas tecnologias podem melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Conclui-se que o ensino tradicional ainda prevalece nas aulas de geografia, e quanto aos docentes das escolas pesquisadas, nota-se que há uma falta de incentivo e motivação para a inovação de suas metodologias. Logo repensar a sua prática pedagógica é primordial para a melhoria do ensino aprendizado da criança.Policy Proposal for Free Access Journals
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