Brincando com a cartografia: mapeando a cidade

  • Rodolfo Anderson Damasceno GÓIS Universidade Federal do Ceará

Abstract

Este trabalho apresenta as experiências de um estágio/pesquisa realizado na E.E.I.E. Nair Guerra Magalhães Guerra localizada no município de Caucaia, aproximadamente a 15km de Fortaleza. Na disciplina de geografia o foco das atividades foi sobre a temática cartografia. O intuito foi desenvolver a alfabetização cartográfica usando uma abordagem lúdica, ou seja, usando brincadeiras e jogos. Ao mesmo tempo usávamos o espaço da cidade dos alunos como ponto de partida das atividades. Procurou-se trabalhar com os alunos as noções projetivas, euclidianas, lateralidade, reversibilidade, compreensão de legendas e escala. Durante o estágio/pesquisa realizamos aplicação de questionários com professores, pais e funcionários sobre conhecimentos básicos da cartografia. A partir da metodologia lúdica, foi possível estimular os alunos a mergulharem na temática cartografia a consequência disso foi o despertar da curiosidade dos discentes pelos espaços da cidade em que eles vivem. A geografia assim passa de uma matéria chata, simplória e enfadonha para uma disciplina instigante e apaixonante.

Palavras-chave: geografia; cartografia; ensino.

Author Biography

Rodolfo Anderson Damasceno GÓIS, Universidade Federal do Ceará

Atua em pesquisas relacionadas a Geografia Urbana com foco em Planejamento Urbano. É pesquisador do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional - LAPUR.

Mestrando em Geografia do programa de pós-grduação do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará.

Published
01/01/2013
How to Cite
GÓIS, Rodolfo Anderson Damasceno. Brincando com a cartografia: mapeando a cidade. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 6, p. 79-92, jan. 2013. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/176>. Date accessed: 03 oct. 2022.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Geografia; Cartografia; Ensino