A geografia nas etapas jurídicas e institucionais da educação indígena

  • Gledson Bezerra MAGALHÃES Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Otávio LANDIM NETO Universidade Federal do Ceará

Abstract

A educação indígena na atualidade insere-se como importante ramo de pesquisa em diferentes campos científicos, caracterizando-se como objeto de um extraordinário esforço de crítica sistemática. Multiplicam-se as leituras em busca de compreender todo o complexo envolvendo os povos tradicionais, suas culturas, modos de vida, formas de ensino, que em muitos casos já se perderam em contato com a cultura ocidental. A educação indígena traz a tona questões que perpassam a jurisdição governamental atribuindo ao Estado um papel fundante no que concerne a garantia dessa educação e a forma como ela se desenvolve. Assim, o artigo analisa a educação indígena escolar no Brasil centrando-se nos temas referentes as etapas jurídicas de implementação desta modalidade diferenciada de educação e a utilização do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas no ensino de Geografia. Fazendo uma contextualização da evolução da educação indígena brasileira e a discussão referente a importância, limites e desafios do referencial supracitado como instrumento de alicerce ao ensino de Geografia.   

Author Biographies

Gledson Bezerra MAGALHÃES, Universidade Federal do Ceará
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará
Francisco Otávio LANDIM NETO, Universidade Federal do Ceará
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará
Published
24/02/2014
How to Cite
MAGALHÃES, Gledson Bezerra; LANDIM NETO, Francisco Otávio. A geografia nas etapas jurídicas e institucionais da educação indígena. Geosaberes, Fortaleza, v. 4, n. 8, p. 44-53, feb. 2014. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/177>. Date accessed: 15 nov. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Educação Indígena; RCNEI; Geografia