Desafios contemporâneos das cidades-santuários no estado do Ceará
Resumo
O trabalho desenvolve uma reflexão a cerca das cidades-santuários no estado do Ceará, Brasil, relacionando-as com as questões do patrimônio cultural e da política de modernização das dioceses católicas. O texto tenta identificar uma identidade na gestão de grandes e pequenos santuários no uso estratégico das festividades e do turismo religioso. Mostra como as devoções religiosas populares, embora crescentes vão permanecendo à margem das políticas de incentivo a gestão turística integrada. E após organizar uma série de reflexões a respeito da função emissiva e interativa, sobre a qual o turismo religioso se baseia. O texto indica, no final, alguns encaminhamentos voltados ao planejamento imaginativo das cidades-santuários, de forma a criar condições para o uso e implantação da educação patrimonial, nos espaços públicos e eclesiais.Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

















