O lixo tecnológico como ferramenta didático/pedagógica para o ensino fundamental

  • Kelson Oliveira SILVA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisca Kélia Duarte DIAS Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN

Abstract

A quantidade de eletroeletrônicos descartados no meio ambiente de forma incorreta tem ocasionado significativos prejuízos ao meio ambiente. Nesse aspecto, o ensino de Educação Ambiental e a participação da comunidade escolar desempenham papel importante na construção de uma sociedade ecologicamente responsável e participativa, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e politicamente engajados. O presente trabalho se constitui em parte de pesquisa de pós-graduação, analisando atividade didático/pedagógica no Ensino Fundamental, na qual o lixo eletroeletrônico serviu de matéria-prima para a realização de palestra e oficina. O objetivo geral da pesquisa é analisar o processo de implantação e execução de oficina didático-pedagógica, avaliando os resultados obtidos. Os procedimentos metodológicos consistiram de levantamento bibliográfico, realização de palestra e oficina didático-pedagógica e aplicação questionários. Por meio da pesquisa, constatou-se que o uso do lixo eletroeletrônico, em oficinas/didático pedagógicas pode contribuir com o processo de ensino/aprendizagem, servindo de material lúdico e prático, em sala de aula, para o ensino de Educação Ambiental

Author Biographies

Kelson Oliveira SILVA, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduação e mestrado em Geografia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); membro/colaborador do Grupo Interdisciplinar de Estudos Turismo e Sociedade (UFRN); professor da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura/RN (SEEC/RN).

Francisca Kélia Duarte DIAS, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN

Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena); pós-graduação em Gestão Ambiental (Especialização) e Desenvolvimento infantil (Especialização), ambos os títulos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN);  Atualmente é mestranda em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e professora do ensino técnico e tecnológico do curso de Biocombustíveis pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN- Campus Apodi).

Published
27/02/2014
How to Cite
SILVA, Kelson Oliveira; DIAS, Francisca Kélia Duarte. O lixo tecnológico como ferramenta didático/pedagógica para o ensino fundamental. Geosaberes, Fortaleza, v. 4, n. 8, p. 67-78, feb. 2014. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/190>. Date accessed: 25 apr. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Educação ambiental; Metodologias de ensino; Reciclagem.