Proposta metodológica para a alfabetização cartográfica: do vivido ao representado
Abstract
O presente trabalho apresenta uma proposta metodológica para a alfabetização cartográfica, preocupada em fazer o percurso da vivência e da experiência dos alunos para então representar o espaço, contribuindo assim para a formação de um aluno mapeador consciente. Espera-se que os alunos em contato com técnicas cartograficas, mesmo que simples, possam compreender e desenvolver a noção de leitura e interpretação de mapas. Utiliza-se assim o espaço de uma quadra de futebol da escola como espaço e os fenômenos que ocorrem durante o jogo à serem mapeados. Os resultados obtidos junto aos alunos foram promissores: muitos afirmaram terem gostado da atividade, em uma avaliação sobre cartografia a turma que participou da atividade obteve melhor resultado médio que as outras, e ainda existe um grande potencial de aliar a atividade às atividades da educação física.
Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).