Proposta metodológica para a alfabetização cartográfica: do vivido ao representado

  • Thiago CANETTIERI Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Abstract

O presente trabalho apresenta uma proposta metodológica para a alfabetização cartográfica, preocupada em fazer o percurso da vivência e da experiência dos alunos para então representar o espaço, contribuindo assim para a formação de um aluno mapeador consciente. Espera-se que os alunos em contato com técnicas cartograficas, mesmo que simples, possam compreender e desenvolver a noção de leitura e interpretação de mapas. Utiliza-se assim o espaço de uma quadra de futebol da escola como espaço e os fenômenos que ocorrem durante o jogo à serem mapeados. Os resultados obtidos junto aos alunos foram promissores: muitos afirmaram terem gostado da atividade, em uma avaliação sobre cartografia a turma que participou da atividade obteve melhor resultado médio que as outras, e ainda existe um grande potencial de aliar a atividade às atividades da educação física.

Author Biography

Thiago CANETTIERI, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Mestrando em Geografia na PUC-Minas. Bacharel e licenciado em Geografia pela PUC-Minas
Published
24/02/2014
How to Cite
CANETTIERI, Thiago. Proposta metodológica para a alfabetização cartográfica: do vivido ao representado. Geosaberes, Fortaleza, v. 4, n. 8, p. 28-36, feb. 2014. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/212>. Date accessed: 06 oct. 2022.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Alfabetização Cartográfica, Metodologia de Ensino, Aluno mapeador consciente.