Atividade esportiva no ensino de geografia: experiência a partir da corrida de orientação na escola
Abstract
Torna-se eminente a necessidade da utilização das mais variadas técnicas e instrumentos que possibilitem aos professores tornar o ensino mais interessante para os alunos. A partir desta reflexão trazemos para a discussão uma experiência prática que teve como objetivo inserir no cotidiano escolar a prática da Corrida de Orientação, proporcionando aos alunos um contato com o esporte que utiliza instrumentos cartográficos, facilitando a relação direta com determinados conteúdos do ensino de Geografia. A reflexão aqui apresentada justifica-se pela busca cotidiana dos professores em dar subsídios ao ensino de Geografia, principalmente à cartografia. Do ponto de vista metodológico a proposta contemplou duas partes distintas, mas que se complementam, sendo: Teóricas e Prática. O resultado da atividade foi satisfatório considerando o interesse despertado nos alunos que participaram ativamente da proposta. Portanto, foi possível a inserção de determinados conteúdos como: pontos cardeais, por meio da utilização da bússola; localização espacial; coordenadas geográficas, dentre outros; uma prática esportiva que possibilita a relação da atividade física com o ensino de Geografia. Por fim, uma enquete de opinião aplicada junto aos alunos demostrou um significativo interesse pelos conteúdos da Geografia com a atividade, ampliando sua percepção de que a disciplina contempla vários aspectos, inclusive o esporte.
Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).