Programa Brasil alfabetizado em Pentecoste (Ceará): cultivando novas formas de pescar o mundo
Abstract
Século XXI, final da primeira década, e o analfabetismo ainda é realidade para 16 milhões de brasileiros, segundo pesquisa do Ministério da Educação (MEC), divulgada em 2003. Deste público, incapaz de ler ou escrever um bilhete simples, metade concentra-se em 10% dos municípios do país. Levando-se em conta o conceito de analfabeto funcional, ou seja, a pessoa com menos de quatro séries de estudos concluída, este número salta para 33 milhões, aponta o MEC. Décadas depois de políticas públicas excludentes e seguidas açõesfracassadas de combate ao analfabetismo, o poder público e a sociedade ainda buscam uma solução para esta mazela. Para enfrentar este desafio, o MEC concebeu o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) em 2003, voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, desenvolvido em todo território nacional, mas com atendimento priorizado aos 1.928 municipios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%, cuja maior parte, cerca de 90% deles, está no Nordeste do Brasil. Estes municípios são atendidos pelo programa com apoio técnico devidamente regulamentado, por meio de resoluções específicas. Entre as ações do PBA, destaca-se a formação de alfabetizadores que irão atuar nas salas de aula destes municípios. Assim, este trabalho pretende apresentar a capacitação inicial para o PBA do(a)s alfabetizadore(a)s de Pentecoste, no Ceará, feita pelo Instituto Prisma de Desenvolvimento Humano (IPDH), organização social sem fins lucrativos que assume a missão de
promover o desenvolvimento humano com tecnologias modernas, otimizando recursos, melhorando a qualidade de vida das pessoas e assegurando a cidadania plena desta e das futuras gerações.
Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).