Programa Brasil alfabetizado em Pentecoste (Ceará): cultivando novas formas de pescar o mundo

  • Thânia SUCUPIRA Universidade Federal do Ceará
  • Adryane GORAYEB

Abstract

Século XXI, final da primeira década, e o analfabetismo ainda é realidade para 16 milhões de brasileiros, segundo pesquisa do Ministério da Educação (MEC), divulgada em 2003. Deste público, incapaz de ler ou escrever um bilhete simples, metade concentra-se em 10% dos municípios do país. Levando-se em conta o conceito de analfabeto funcional, ou seja, a pessoa com menos de quatro séries de estudos concluída, este número salta para 33 milhões, aponta o MEC. Décadas depois de políticas públicas excludentes e seguidas ações
fracassadas de combate ao analfabetismo, o poder público e a sociedade ainda buscam uma solução para esta mazela. Para enfrentar este desafio, o MEC concebeu o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) em 2003, voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, desenvolvido em todo território nacional, mas com atendimento priorizado aos 1.928 municipios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%, cuja maior parte, cerca de 90% deles, está no Nordeste do Brasil. Estes municípios são atendidos pelo programa com apoio técnico devidamente regulamentado, por meio de resoluções específicas. Entre as ações do PBA, destaca-se a formação de alfabetizadores que irão atuar nas salas de aula destes municípios. Assim, este trabalho pretende apresentar a capacitação inicial para o PBA do(a)s alfabetizadore(a)s de Pentecoste, no Ceará, feita pelo Instituto Prisma de Desenvolvimento Humano (IPDH), organização social sem fins lucrativos que assume a missão de
promover o desenvolvimento humano com tecnologias modernas, otimizando recursos, melhorando a qualidade de vida das pessoas e assegurando a cidadania plena desta e das futuras gerações.
Published
25/05/2010
How to Cite
SUCUPIRA, Thânia; GORAYEB, Adryane. Programa Brasil alfabetizado em Pentecoste (Ceará): cultivando novas formas de pescar o mundo. Geosaberes, Fortaleza, v. 1, n. 1, may 2010. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/22>. Date accessed: 24 dec. 2024.
Section
REFLEXÕES PATRIMONIAIS

Keywords

Alfabetização; Educação; Cidadania.