A maquete como ferramenta facilitadora do processo ensino e aprendizagem em geografia: um estudo de caso na escola Ney Rodrigues de Vasconcelos, Timon/MA

  • Luzinete Santana SOUSA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
  • Cláudia Maria Sabóia AQUINO Universidade Federal do Piauí

Abstract

A cada dia é necessário que se reflita acerca do tratamento que vem se dando ao ensino de Geografia, aos nossos educandos, que atualmente vivem cercados de instrumentos tecnológicos instigantes, a exemplos de mapas virtuais disponível no Google Maps, Google Earth, e-books, etc. Neste contexto  não se admite mais que o professor não utilize nas aulas de Geografia instrumentos que despertem o interesse e venham facilitar o aprendizado do alunado. Considerando esta constatação, este trabalho objetivou: i) discutir a importância das maquetes como recurso didático facilitador do processo ensino aprendizagem nos conteúdos geográficos; ii) avaliar o emprego de maquetes no repasse dos seguintes conteúdos: espaço geográfico,vulcanismo, e camadas da Terra. Os resultados revelaram um grande interesse dos educandos ao fazerem uso da maquete nas aulas, permitindo inferir a significativa eficiência dessa ferramenta para o ensino de Geografia.

Author Biographies

Luzinete Santana SOUSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
ESTUDANTE DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Cláudia Maria Sabóia AQUINO, Universidade Federal do Piauí
Professora Adjunta do Departamento de Geografia e História da Universidade Federal do Piauí.
Published
02/07/2014
How to Cite
SOUSA, Luzinete Santana; AQUINO, Cláudia Maria Sabóia. A maquete como ferramenta facilitadora do processo ensino e aprendizagem em geografia: um estudo de caso na escola Ney Rodrigues de Vasconcelos, Timon/MA. Geosaberes, Fortaleza, v. 5, n. 9, p. 68-79, july 2014. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/239>. Date accessed: 29 mar. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Ensino de Geografia; Interesse; Maquete.