A utilização do tempo-espaço-mobilidade sagrados na festa/procissão ao Nosso Senhor Dos Passos em São Cristóvão-Sergipe

  • Ivan Rêgo ARAGÃO Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Maria Augusta Mundim VARGAS Universidade Federral de Sergipe

Abstract

O artigo aborda as comemorações ao Senhor dos Passos na cidade de São Cristóvão, em Sergipe, que tradicionalmente se transforma em um ponto de hierofania, analisando a Festa ao Nosso Senhor dos Passos focada no espaço/tempo/mobilidade especiais para os sãocristovenses e peregrinos. A pesquisa qualitativa com aporte bibliográfico, documental e de campo, constante de observações in loco e entrevistas auxiliaram nas análises sobre esse universo religioso popular. Nesse âmbito, a “festa” é analisada com ênfase na reconfiguração da cidade em lugar sagrado, com seu deslocamento espaço-temporal para a dimensão do sofrimento de Cristo em seus últimos momentos, assim como dos peregrinos ao lugar sagrado.

Author Biographies

Ivan Rêgo ARAGÃO, Universidade Federal de Sergipe - UFS
Mestre em Cultura e Turismo / Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Ilhéus-Bahia. Possui experiência em temas relacionados a cultura, identidade, patrimônio cultural material, imaterial, artístico e arquitetônico, educação patrimonial, cidade colonial, imagens processionais, barroco, festa religiosa no Brasil, memória, turismo cultural e religioso, metodologia da pesquisa e estudos socioantropológicos do turismo. Especializando em História e Cultura no Brasil / Universidade Gama Filho; Bacharel em Turismo / Estácio/Faculdade de Sergipe. Membro dos Grupos de Pesquisa Sociedade e Cultura (NPGEO/UFS) e História, Memória e Representações: Suportes para o Turismo Cultural (UESC) e integrante da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR).
Maria Augusta Mundim VARGAS, Universidade Federral de Sergipe
Doutora em Geografia; Profa. voluntária do Núcleo de Pós-Graduação em Geografia (NPGEO);Coordenadora do grupo de pesquisa Sociedade & Cultura (NPGEO/UFS).
Published
06/12/2014
How to Cite
ARAGÃO, Ivan Rêgo; VARGAS, Maria Augusta Mundim. A utilização do tempo-espaço-mobilidade sagrados na festa/procissão ao Nosso Senhor Dos Passos em São Cristóvão-Sergipe. Geosaberes, Fortaleza, v. 5, n. 10, p. 87-100, dec. 2014. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/240>. Date accessed: 20 apr. 2024.
Section
REFLEXÕES PATRIMONIAIS

Keywords

Festa/Procissão; Sagrado-Profano; Espaço-Tempo-Mobilidade; Nosso Senhor dos Passos.