Resenha de estudos sobre educação patrimonial

  • Marcos da SILVA Universidade Federal do Ceará
  • Larissa CARLOS Universidade Federal do Ceará
  • Kaline da SILVA Universidade Federal do Ceará

Abstract

O presente trabalho corresponde ao exercício acadêmico de leitura e divulgação de três obras didáticas sobre Educação Patrimonial. Trata-se de um registro experimental criado em um projeto de graduação do Curso de Licenciatura em Geografia da UFC, que proporcionou, no primeiro semestre de 2013, a compreensão prática das comemorações dos 50 anos do curso. O objetivo desta seleção foi verificar de que maneira estão sendo tratados os diversos percursos da valorização do patrimônio, na educação básica e superior. Neste sentido, a busca de uma abordagem cultural incentive a aprendizagem da geografia a servir-se do diálogo interdisciplinar, põe em prática uma referência básica do ato educativo, lembrado pela professora Maria Horta: há que se educar o olhar e observação da criança para que possamos aprender como nos apropriar do valor (ambiental e cultural) herdado dos nossos antepassados e dos nossos entes presentes.

 

Published
25/02/2014
How to Cite
SILVA, Marcos da; CARLOS, Larissa; SILVA, Kaline da. Resenha de estudos sobre educação patrimonial. Geosaberes, Fortaleza, v. 4, n. 8, p. 100-109, feb. 2014. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/243>. Date accessed: 06 oct. 2022.
Section
REFLEXÕES PATRIMONIAIS

Keywords

Livros; Educação Patrimonial; Cultura; Valorização