Alfabetização cartográfica no 5º ano do ensino fundamental

  • Monika RICHTER Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Elizabeth Maria Feitosa da Rocha SOUZA Universidade Federal do Rio de Janeiro

Abstract

A presente pesquisa teve por objetivo trabalhar alguns elementos da alfabetização cartográfica no 5º ano do ensino fundamental. Trata-se de pesquisa preliminar ressaltando-se a análise das noções cartográficas em sala de aula a partir do espaço concreto dos alunos até atingir escalas geográficas maiores, como município, estado, país, etc. A pesquisa foi voltada para alunos com idades que variam entre 10 a 14 anos de uma escola Municipal de Nova Iguaçu - RJ, situado no bairro de Comendador Soares. Para isso foi utilizado um vídeo explicativo sobre pontos de referência, pontos cardeais, lateralidade, mapas, atlas, etc.; um questionário para analisar os conhecimentos cartográficos dos alunos e um jogo interativo visando trabalhar através do mapa do Brasil o conceito de orientação (norte, sul, leste, oeste). Os resultados apontaram, e considerando-se que a temática já havia sido trabalhada em sala, que o ensino da cartografia é precário tratado de maneira superficial nas aulas, sem dar muita ênfase ao conteúdo.

Author Biographies

Monika RICHTER, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Instituto Multidisciplinar; Departamento de Educação e Sociedade. Cartografia e Geotecnologias
Elizabeth Maria Feitosa da Rocha SOUZA, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Departamento de Geografia
Published
24/02/2014
How to Cite
RICHTER, Monika; SOUZA, Elizabeth Maria Feitosa da Rocha. Alfabetização cartográfica no 5º ano do ensino fundamental. Geosaberes, Fortaleza, v. 4, n. 8, p. 37-43, feb. 2014. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/248>. Date accessed: 06 oct. 2022.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Ensino, Cartografia, Alfabetização