Alfabetização cartográfica no 5º ano do ensino fundamental
Abstract
A presente pesquisa teve por objetivo trabalhar alguns elementos da alfabetização cartográfica no 5º ano do ensino fundamental. Trata-se de pesquisa preliminar ressaltando-se a análise das noções cartográficas em sala de aula a partir do espaço concreto dos alunos até atingir escalas geográficas maiores, como município, estado, país, etc. A pesquisa foi voltada para alunos com idades que variam entre 10 a 14 anos de uma escola Municipal de Nova Iguaçu - RJ, situado no bairro de Comendador Soares. Para isso foi utilizado um vídeo explicativo sobre pontos de referência, pontos cardeais, lateralidade, mapas, atlas, etc.; um questionário para analisar os conhecimentos cartográficos dos alunos e um jogo interativo visando trabalhar através do mapa do Brasil o conceito de orientação (norte, sul, leste, oeste). Os resultados apontaram, e considerando-se que a temática já havia sido trabalhada em sala, que o ensino da cartografia é precário tratado de maneira superficial nas aulas, sem dar muita ênfase ao conteúdo.Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).