Religião, ensino e geografia: propondo atividades para ensinar religião no viés geográfico

  • Heitor M. SILVEIRA Universidade Estadual de Londrina

Abstract

A abordagem religiosa na geografia esteve sempre alternando entre sua discussão ou não-discussão. Nas diferentes correntes epistemológicas que permearam a ciência geográfica, somente com a abordagem humanista na geografia, preconizando o estudo do ser, da individualidade do homem, partindo-se de seus valores, símbolos e percepções sobre o espaço, os estudos sobre os fenômenos religiosos passaram a ser estudados a fundo, uma vez que houveram apenas aproximações entre paisagem e religião na chamada Geografia clássica e uma total negligência por parte dos geógrafos preocupados em apontar incoerências sociais no espaço – os geógrafos críticos. No cerne do ensino de geografia, há, ainda, uma falha enorme ao se tentar realizar a transposição didática de assuntos corriqueiramente debatidos na Geografia, tais como: urbano, rural, econômico, regional, territorial, dentre outros, fazendo com que a abordagem da religião no ensino seja praticamente invisível. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como foco principal dispor uma série de atividades que propiciem uma abordagem profícua do tema religioso no ensino de geografia, procurando, também, atingir trabalhos interdisciplinares com a Filosofia, Sociologia (ciências inerentes à Geografia) e a Teologia. 

Published
02/07/2014
How to Cite
SILVEIRA, Heitor M.. Religião, ensino e geografia: propondo atividades para ensinar religião no viés geográfico. Geosaberes, Fortaleza, v. 5, n. 9, p. 52-59, july 2014. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/251>. Date accessed: 26 apr. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Geografia e Religião; Ensino de Geografia; Espaços Sagrados.