O ensino de geociências no 1º ano do ensino médio nas escolas de Arapiraca/AL

  • Alex Sandro Gomes PAULO
  • Rafael Albuquerque XAVIER UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Patrícia da Conceição DORNELLAS UEPB

Abstract

O presente estudo tem como objetivo realizar um diagnóstico do ensino de geociências nas escolas de ensino médio da cidade de Arapiraca-AL. Foram avaliadas 14 escolas a partir da análise dos livros didáticos e do seu corpo docente. O ensino de geociências é um tema pouco explorado, segundo a pesquisa, pois na prática há uma grande dificuldade de realizar as intervenções propostas. Alguns professores atribuem essa dificuldade à falta de recursos didáticos, de laboratórios, a maior abrangência nos livros didáticos e a própria formação acadêmica. Os livros didáticos apresentam conteúdos resumidos e simplificados que, quase sempre, destoam dos fenômenos reais. Apenas 29% dos docentes pesquisados apresentam especializam em áreas de interface com as geociências. Em relação às recursos didáticos utilizados nas escolas, somente 18% dos professores mencionaram fazer trabalhos de campo com os alunos, 10% utilizam mapas e apenas 14% levam amostras de rochas para sala de aula. Segundo avaliação dos professores, apenas 15% acham bom o nível do ensino de geociências nas escolas, os outros 85% avaliaram de regular a insatisfatório. Concluiu-se que a formação deficiente dos professores e a carência de bons recursos didáticos contribui para o ensino de geociências ser menos produtivo e atrativo do que deveria.

Author Biographies

Alex Sandro Gomes PAULO
Graduado em geografia da Universidade Estadual de Alagoas
Rafael Albuquerque XAVIER, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Professor Adjunto do departamento de Geografia da UEPB
Patrícia da Conceição DORNELLAS, UEPB
Profa. Substituta do Departamento de Geografia do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba
Published
06/12/2014
How to Cite
PAULO, Alex Sandro Gomes; XAVIER, Rafael Albuquerque; DORNELLAS, Patrícia da Conceição. O ensino de geociências no 1º ano do ensino médio nas escolas de Arapiraca/AL. Geosaberes, Fortaleza, v. 5, n. 10, p. 4-16, dec. 2014. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/265>. Date accessed: 06 oct. 2022.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Geociências, Ensino, Livro didático