O ensino de geociências no 1º ano do ensino médio nas escolas de Arapiraca/AL
Abstract
O presente estudo tem como objetivo realizar um diagnóstico do ensino de geociências nas escolas de ensino médio da cidade de Arapiraca-AL. Foram avaliadas 14 escolas a partir da análise dos livros didáticos e do seu corpo docente. O ensino de geociências é um tema pouco explorado, segundo a pesquisa, pois na prática há uma grande dificuldade de realizar as intervenções propostas. Alguns professores atribuem essa dificuldade à falta de recursos didáticos, de laboratórios, a maior abrangência nos livros didáticos e a própria formação acadêmica. Os livros didáticos apresentam conteúdos resumidos e simplificados que, quase sempre, destoam dos fenômenos reais. Apenas 29% dos docentes pesquisados apresentam especializam em áreas de interface com as geociências. Em relação às recursos didáticos utilizados nas escolas, somente 18% dos professores mencionaram fazer trabalhos de campo com os alunos, 10% utilizam mapas e apenas 14% levam amostras de rochas para sala de aula. Segundo avaliação dos professores, apenas 15% acham bom o nível do ensino de geociências nas escolas, os outros 85% avaliaram de regular a insatisfatório. Concluiu-se que a formação deficiente dos professores e a carência de bons recursos didáticos contribui para o ensino de geociências ser menos produtivo e atrativo do que deveria.Keywords
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