Coleta seletiva e reciclagem como cultura ambiental no contexto escolar

  • Claudionor de Oliveira SILVA Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
  • Moisés Silva TORRES Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC
  • Fabrício Silva OLIVEIRA Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC

Abstract

O gerenciamento correto do lixo, baseado na coleta seletiva e reaproveitamento, representa hoje, um tema bastante complexo, pois além de exercer uma ação direta no meio ambiente, relaciona-se também com a nossa política, nossa economia e até mesmo com os nossos padrões de comportamento humano. Porém, por razões culturais, o ser humano ainda resiste em fazer da reciclagem uma prática habitual. Durante a realização de um projeto de intervenção na escola, procurou-se investigar a maneira pela qual os professores estariam atuando em suas práticas pedagógicas, a fim de despertar nos alunos, a consciência ambiental necessária para que estes passassem a gerenciar adequadamente os resíduos sólidos, produzidos diariamente em sua comunidade. Para tanto, realizou-se um questionário a cerca da prática docente, dirigida aos professores e, também, oficinas com atividades de aproveitamento do lixo, orientadas aos alunos. Os resultados obtidos mostraram que existe pouco compromisso com a interdisciplinaridade relacionada à Educação Ambiental e, restrições preconceituosas quando se fala em lixo. Isso demonstra a necessidade de capacitação contínua em Educação Ambiental e muito investimento na formação de todos os profissionais da educação. Só assim, promoverão as urgentes mudanças comportamentais e de valores em nossos alunos.

Author Biographies

Claudionor de Oliveira SILVA, Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL

Geografia.

Departamento geografia

Moisés Silva TORRES, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC
Geografia
Fabrício Silva OLIVEIRA, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC
Geografia
Published
02/07/2014
How to Cite
SILVA, Claudionor de Oliveira; TORRES, Moisés Silva; OLIVEIRA, Fabrício Silva. Coleta seletiva e reciclagem como cultura ambiental no contexto escolar. Geosaberes, Fortaleza, v. 5, n. 9, p. 13-25, july 2014. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/266>. Date accessed: 02 oct. 2022.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Educação ambiental; coleta seletiva;Interdisciplinaridade; Mudanças comportamentais