Coleta seletiva e reciclagem como cultura ambiental no contexto escolar
Abstract
O gerenciamento correto do lixo, baseado na coleta seletiva e reaproveitamento, representa hoje, um tema bastante complexo, pois além de exercer uma ação direta no meio ambiente, relaciona-se também com a nossa política, nossa economia e até mesmo com os nossos padrões de comportamento humano. Porém, por razões culturais, o ser humano ainda resiste em fazer da reciclagem uma prática habitual. Durante a realização de um projeto de intervenção na escola, procurou-se investigar a maneira pela qual os professores estariam atuando em suas práticas pedagógicas, a fim de despertar nos alunos, a consciência ambiental necessária para que estes passassem a gerenciar adequadamente os resíduos sólidos, produzidos diariamente em sua comunidade. Para tanto, realizou-se um questionário a cerca da prática docente, dirigida aos professores e, também, oficinas com atividades de aproveitamento do lixo, orientadas aos alunos. Os resultados obtidos mostraram que existe pouco compromisso com a interdisciplinaridade relacionada à Educação Ambiental e, restrições preconceituosas quando se fala em lixo. Isso demonstra a necessidade de capacitação contínua em Educação Ambiental e muito investimento na formação de todos os profissionais da educação. Só assim, promoverão as urgentes mudanças comportamentais e de valores em nossos alunos.
Keywords
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