O uso do google earth e a apresentação de imagens tridimensionais como ferramentas complementares para a educação ambiental

  • Tiago Brochado Pires ESALQ-USP

Abstract

A proposta deste artigo é um relato de experiência na prática diferenciada de ensino-aprendizagem utilizando geotecnologias como ferramenta de conhecimento do espaço cotidiano do aluno. Para execução dessa proposta foi organizado um workshop de educação ambiental, aplicado em uma escola da rede estadual de ensino localizada no município de Piracicaba-SP, em que o tema Água e o rio Piracicaba foi trabalho como estudo de caso. As imagens trabalhadas na atividade são produtos de geotecnologias que permitem uma visualização tridimensional e foi explorado junto com os alunos as relações dos elementos do espaço perceptíveis neste tipo de visualização com o tema do workshop. Ao final da atividade foi pedido aos alunos um questionário para que pudéssemos obter um feedback sobre esse recurso didático. A conclusão no final do workshop mostrou que o uso das geotecnologias como recurso didático foi bem aceita pelos alunos e é uma ferramenta útil para o ensino de geociências e dos temas ambientais baseadas numa abordagem interdisciplinar. 

Author Biography

Tiago Brochado Pires, ESALQ-USP
Geógrafo e mestrando do Programa de Pós Graduação em Solos e Nutrição de Plantas ESALQ. 
Published
27/11/2016
How to Cite
PIRES, Tiago Brochado. O uso do google earth e a apresentação de imagens tridimensionais como ferramentas complementares para a educação ambiental. Geosaberes, Fortaleza, v. 7, n. 13, p. 112 - 122, nov. 2016. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/281>. Date accessed: 29 mar. 2024. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v7i13.281.
Section
ARTICLES

Keywords

geotecnologias; espaço geográfico; ensino-aprendizagem; práticas pedagógicas