Adaptando o jogo "Perfil" para as aulas de recreação e geografia

  • Renato Ghizi Corniglion Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC
  • Viviani Maria Barbosa Sales Universidade Estadual do Ceará

Abstract

Este artigo faz uma abordagem multidisciplinar sobre as aplicações de um jogo (Perfil) utilizado nas aulas de Recreação e Geografia de turmas dos Cursos Técnicos em Hospitalidade e Guia de Turismo, da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch. Os referidos cursos são de nível médio profissionalizante, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), localizada no Rio de Janeiro. Objetiva-se, com este estudo, desenvolver reflexões sobre as estratégias de aplicações deste jogo, destinado para o público juvenil e adaptado para ser utilizado em  ambiente escolar.  Tendo em vista que esta atividade lúdica é indicada para essa faixa etária, foi feita uma pesquisa de campo com os alunos dessas turmas, que participaram desse jogo, nas aulas de recreação e Geografia. O resultado dessa pesquisa indicou que as estratégias utilizadas nas práticas dessa atividade lúdica são favoráveis para desenvolver esse e outros jogos recreativos na formação de profissionais dos referidos cursos.                                                                                                                                                           

Author Biographies

Renato Ghizi Corniglion, Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC
Especialista em Hospitalidade e Turismos (IFCE- 2014). Bacharel em Turismo (Estacio de Sá - RJ-!997). Atualmente é  professor de Turismo (FAETEC). Tem exeperiência na área de Educação, Recreação, Turismo e Planejamento e Operacionalização de Transportes.
Viviani Maria Barbosa Sales, Universidade Estadual do Ceará
Doutoranda em Educação (UECE). Mestre em Educação (UECE -2011). Especialista em Mídias na Educação (UFC-2012) e Graduada em Pedagogia (UECE -2002). Atualmente é professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Coordenadora de tutoria do curso de Especialização em Educação a Distância (UAB/UECE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, Informática Educativa e Formação de Professores.
Published
27/11/2016
How to Cite
CORNIGLION, Renato Ghizi; SALES, Viviani Maria Barbosa. Adaptando o jogo "Perfil" para as aulas de recreação e geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 7, n. 13, p. 12 - 24, nov. 2016. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/287>. Date accessed: 25 apr. 2024. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v7i13.287.
Section
ARTICLES

Keywords

Recreação; Jogo Perfil; Abordagem multidisciplinar