Metodologia aplicada ao ensino de geografia: elaborar e contar histórias
Abstract
Este artigo tem por finalidade divulgar uma metodologia de Ensino em Geografia, que consiste em elaborar histórias de temas geográficos. As narrativas procuram trabalhar a disciplina de maneira interdisciplinar, explorando seus vários campos de conhecimento. Os assuntos são tratados por personagens e em lugares fictícios, levando os leitores a adentrarem na história, identificando, na questão abordada, os problemas e as sugestões para o desfecho do caso. A proposta de contar história geográfica surgiu da dificuldade do aluno de Ensino Fundamental para entenderconcepções, conceitos e conteúdos desta disciplina que são utilizados no seu cotidiano. A história possibilitará o leitor entender e compreender os fatos de maneira descontraída, criando interesse pelos assuntos e melhorando o processo de ensino-aprendizagem.
Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).