Metodologia aplicada ao ensino de geografia: elaborar e contar histórias

  • Fátima KELTING Universidade Federal do Ceará

Abstract

Este artigo tem por finalidade divulgar uma metodologia de Ensino em Geografia, que consiste em elaborar histórias de temas geográficos. As narrativas procuram trabalhar a disciplina de maneira interdisciplinar, explorando seus vários campos de conhecimento. Os assuntos são tratados por personagens e em lugares fictícios, levando os leitores a adentrarem na história, identificando, na questão abordada, os problemas e as sugestões para o desfecho do caso. A proposta de contar história geográfica surgiu da dificuldade do aluno de Ensino Fundamental para entender
concepções, conceitos e conteúdos desta disciplina que são utilizados no seu cotidiano. A história possibilitará o leitor entender e compreender os fatos de maneira descontraída, criando interesse pelos assuntos e melhorando o processo de ensino-aprendizagem.
How to Cite
KELTING, Fátima. Metodologia aplicada ao ensino de geografia: elaborar e contar histórias. Geosaberes, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan. 2010. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/30>. Date accessed: 03 oct. 2022.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Metodologia; Lugares Fictícios; Contar Histórias