Representação social no ensino de geografia

  • Gledson Bezerra MAGALHÃES Universidade Federal do Ceará
  • Edson Vicente da SILVA Universidade Federal do Ceará

Abstract

A pesquisa versa sobre as concepções, idéias, conceitos e imagens sobre a Geografia, que crianças e adolescentes indígenas vão formando em seus cotidianos, incluindo-se aí sua vida escolar, a partir da confluência de estudos envolvendo o ensino de geografia e a psicologia social por meio das representações sociais. A ligação entre Geografia e psicologia social por meio de pesquisas no ensino de Geografia a partir das representações sociais é necessária para entender como esta posto ensino de Geografia na contemporaneidade. Teve-se a possibilidade de observar as percepções de Geografia tidas pelos alunos, assim como a relação com a disciplina em seus vários conteúdos.

Author Biographies

Gledson Bezerra MAGALHÃES, Universidade Federal do Ceará
Mestrando do Programa de Pós-Graduação Em Geografia da Universidade Federal do Ceará
Edson Vicente da SILVA, Universidade Federal do Ceará
Professor Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará
Published
06/01/2011
How to Cite
MAGALHÃES, Gledson Bezerra; SILVA, Edson Vicente da. Representação social no ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 3-25, jan. 2011. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/31>. Date accessed: 05 oct. 2022.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

representação social; Geografia; escola indígena