Educação ambiental aliada ao ensino de geografia na educação de jovens e adultos

  • Nágila Fernanda Furtado Teixeira Universidade Federal do Ceará
  • Pedro Edson Face Moura Universidade Federal do Ceará
  • Edson Vicente da Silva Universidade Federal do Ceará

Abstract

O presente estudo aborda a aliança entre Educação Ambiental e Geografia para o enfrentamento da crise ambiental contemporânea, a desvalorização da Geografia Escolar e a conscientização ambiental dos educandos. Baseada na metodologia qualitativa realizou-se pesquisa sobre o ensino de Geografia ministrado na Educação de Jovens e Adultos da EEIEF Sete de Setembro, por meio da observação sistemática das aulas e pesquisa bibliográfica sobre os temas, EJA e ensino de Geografia. Ademais, efetivou-se atividade geoambiental sobre a temática: trabalho, consumo e meio ambiente na turma da EJA IV. A metodologia do ensino de Geografia é tradicional com aulas expositivas, mas a docente de Geografia busca, por meio do diálogo, promover a reflexão crítica do educandos e unir os conteúdos geográficos ministrados em sala de aula com o contexto sociocultural dos educandos. No desenvolvimento da atividade geoambiental realizou-se debate e discussão com os educandos sobre a temática: trabalho, consumo e meio ambiente e posteriormente construíram-se painéis ambientais com os conhecimentos adquiridos com as discussões. A aliança entre Educação Ambiental e Geografia na escola representa a ruptura com o estado de passividade e conformismo com os problemas ambientais e a degradação antrópica do ambiente, na perspectiva da transformação e melhorias futuras. 

Author Biographies

Nágila Fernanda Furtado Teixeira, Universidade Federal do Ceará

Graduanda do Curso de Geografia (licenciatura) da Universidade Federal do Ceará. Participou, na condição de bolsista remunerada, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID 2011 - UFC, financiado pela Capes, no período de agosto de 2012 a fevereiro de 2014. Atualmente é integrante do Laboratório de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental - LAGEPLAN e participa, na condição de bolsista remunerada, do Projeto de Extensão Sala Verde Água Viva, UFC. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental aplicada e Geoecologia da Paisagem.

Pedro Edson Face Moura, Universidade Federal do Ceará
Graduado em Geografia, licenciatura, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente cursa bacharelado em Geografia na UFC, integra o Laboratório de Geoecologia e Planejamento Ambiental - LAGEPLAN e participa, como bolsista remunerado, do projeto de extensão Mangrove : Educação Ambiental em áreas de manguezal da Universidade Federal do Ceará, sob orientação do prof. Dr. Antônio Jeovah de Andrade Meireles, bem como integra, como voluntário, o Laboratório de Geomorfologia Costeira e Continental- LAGECO da UFC. 
Edson Vicente da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura. pela Universidade Estadual do Ceará (1981), mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza (1987), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro São Paulo (1993), pós-doutor em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006) e pós-doutor em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará (1997), tirocínio docente da Universidade Federal da Bahia e professor dos Doutorados e Mestrados em Geografia e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará . Tem experiência na área de Geoecologia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, educação ambiental, litoral, análise geoambiental, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável.

Published
27/11/2016
How to Cite
TEIXEIRA, Nágila Fernanda Furtado; MOURA, Pedro Edson Face; DA SILVA, Edson Vicente. Educação ambiental aliada ao ensino de geografia na educação de jovens e adultos. Geosaberes, Fortaleza, v. 7, n. 13, p. 67 - 76, nov. 2016. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/315>. Date accessed: 26 apr. 2024. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v7i13.315.
Section
ARTICLES

Keywords

Educação Ambiental; Ensino de Geografia; EJA