Estágio supervisionado em geografia: reflexões e críticas acerca de uma experiência vivenciada

  • João Gabriel Gomes Universidade Estadual de Goiás
  • Gleicon Queiroz de Brito Universidade Estadual de Goiás

Abstract

Em qualquer sociedade é necessário um professor atuante e que faça a diferença, um dos elementos para este profissional é a própria vivência com o contexto escolar, principalmente em sala de aula. Este trabalho procura elucidar a experiência de estágio da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Formosa no ano de 2014, com todas suas etapas as quais são constituídas pelo; Projeto Luzes que é o primeiro contato com a comunidade escolar e o trabalho em sala é desenvolvido com alguns colegas acadêmicos, ou seja, atuação em grupo; a Observação que é o fator primordial para o entendimento das turmas onde será desenvolvido a atuação é promovida no 6°, 7°, 8° e 9° ano com duas aulas em cada turma, totalizando 8 aulas observadas e a Regência é realizada nas mesmas séries que foram observadas com três aulas em cada uma, totalizando 12 aulas regidas e a mesma consolida a junção de teoria e prática, contundo o resultado da formação docente. O estágio é uma experiência sem igual, encarando os desafios da educação e construindo uma identidade docente e pessoal de acordo com as relações ligadas em todo o processo de estágio, com os professores já atuantes, coordernadores e alunos.

Author Biographies

João Gabriel Gomes, Universidade Estadual de Goiás
Atualmente é professor titular da disciplina de Geografia do Colégio Morais Gulalberto, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) , foi colaborador de pesquisa da Embrapa cerrados (CPAC), graduando do 4 ano/7 semestre no curso de Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) , Linhas de pesquisa de interesse: Preservação e manutenção de recursos hídricos do cerrado, nova fontes alternativas de produção de biocombustível, Educação e Ensino em Geografia, Percepção e Vivencia do lugar, práticas de ensino em educação ambiental e modificações da Paisagem Urbana.
Gleicon Queiroz de Brito, Universidade Estadual de Goiás
Acadêmico do 7 Semestre/4 Ano no Curso de Geografia na Universidade Estadual de Goiás (UEG) Câmpus Formosa, ex-colaborador de pesquisa na Embrapa Cerrados (CPAC) na área de Recursos hídricos e atualmente é bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), projeto com a temática de Educação Ambiental.
Published
27/11/2016
How to Cite
GOMES, João Gabriel; DE BRITO, Gleicon Queiroz. Estágio supervisionado em geografia: reflexões e críticas acerca de uma experiência vivenciada. Geosaberes, Fortaleza, v. 7, n. 13, p. 77 - 87, nov. 2016. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/326>. Date accessed: 29 mar. 2024. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v7i13.326.
Section
ARTICLES

Keywords

Vivências. Práxis. Experiências. Regência. Observação.