O estudo do meio: por um diálogo entre o conhecimento geográfico e a educação ambiental

  • Josenildo da Silva Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

Abstract

Este artigo defende que é preponderante o conhecimento e o cuidado do/com o ambiente do qual a humanidade faz parte e necessita em grande medida para (sobre)viver. Tem, na sua natureza, a preocupação com uma proposição nos níveis teórico, metodológico e prático, que viabilize um diálogo entre o conhecimento geográfico e a Educação Ambiental. Efetuando esse diálogo como objetivo da discussão, encontra-se no Estudo do Meio um celeiro propício pelo arranjo desses três níveis na configuração do exercício acadêmico e da prática pedagógica em Geografia. Para tanto, dentre as técnicas de pesquisas que validam o trabalho científico, a metodologia deste artigo está pautada na pesquisa bibliográfica no âmbito da literatura que versa sobre Ensino de Geografia e Educação Ambiental.

Author Biography

Josenildo da Silva Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
Prof. Pesquisador II - DE/UFRN - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, Curso de Pedagogia EaD; Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia/UFRN; Especialista em Geografia e Meio Ambiente - IFRN; Laureado na Graduação em Geografia/IFRN - Campus Natal Central; Laureado no Curso de Formação de Professores (Ensino Médio Normal) UFRN/PRONERA; Atuou como Bolsista CAPES/MESTRADO e PIBID/CAPES; Compôs Comissão de Sistematização dos Cursos Superiores de Graduação no Âmbito do Projeto Político Pedagógico da Licenciatura em Geografia do IFRN - Campus Natal Central; Tem experiência na área de Geografia, ênfase em Ensino de Geografia; Pesquisas no âmbito do Espaço, Identidade e Cultura e no ramo da Educação Ambiental voltada para a Prática de Ensino em Geografia.
Published
27/11/2016
How to Cite
MARTINS, Josenildo da Silva. O estudo do meio: por um diálogo entre o conhecimento geográfico e a educação ambiental. Geosaberes, Fortaleza, v. 7, n. 13, p. 102 - 111, nov. 2016. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/329>. Date accessed: 16 apr. 2024. doi: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v7i13.329.
Section
ARTICLES

Keywords

Estudo do Meio; Educação Ambiental; Ensino de Geografia.