Lavadeira em Pernambuco e Nossa Senhora da Abadia em Goiás: efervescências de santuários festivos e turísticos

  • Isis Maria Cunha LUSTOSA IESA-UFG

Abstract

Esse artigo é oriundo dos aportes suscitados durante os debates da disciplina ‘dinâmicas dos santuários festivos e seus lugares simbólicos’ oferecida no Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais, Universidade Federal de Goiás no segundo semestre de 2010. O intuito é discutir a efervescência de dois Santuários Festivos e Turísticos. Primeiramente, enfatiza-se a Festa da Lavadeira, na região Nordeste, no estado de Pernambuco. Esta servirá de base para se complementar as discussões contrastantes (semelhanças e diferenças) tomando-se como segundo arrimo outra realidade presente na região Centro-Oeste, a Festa da Nossa Senhora da Abadia do Muquem, Goiás. Os citados Santuários Festivos estão prenhes de atividades que os movimentam. O turismo como um vetor contemporâneo dinamiza ainda mais toda a efervescência provocada pelo (antes, durante e depois) das festas. Este fenômeno torna-se categoria de análise prioritária neste artigo. Sendo assim, desenvolve-se o tema a partir de quatro níveis (perceptivo, descritivo, interpretativo e interativo) subsidiados também pelos vetores Mítico-Religioso, Político-Turístico e Mediático-Econômico/Ecológico com foco na Festa da Lavadeira, e, como por similaridade e diferença com a Festa da Nossa Senhora da Abadia do Muquém, as dinâmicas da festa pernambucana evidenciam a construção de um patrimônio contemporâneo.

Author Biography

Isis Maria Cunha LUSTOSA, IESA-UFG

Doutoranda em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA), Universidade Federal de Goiás (UFG) sob orientação da Profa. Dra. Maria Geralda de Almeida.

Mestre em Geografia/IESA/UG.

Especialista em Turismo e Meio Ambiente/UECE.

Published
25/01/2011
How to Cite
LUSTOSA, Isis Maria Cunha. Lavadeira em Pernambuco e Nossa Senhora da Abadia em Goiás: efervescências de santuários festivos e turísticos. Geosaberes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 107-126, jan. 2011. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/33>. Date accessed: 19 apr. 2024.
Section
ESTUDOS EDUCATIVOS

Keywords

Festa; Lavadeira; Nossa Senhora da Abadia; Muquem; Santuários; Turismo.