Bacias hidrográficas simuladas em maquetes: prática pedagógica para ensino fundamental e médio
Abstract
O presente artigo refere-se à elaboração de uma proposta de prática pedagógica a ser desenvolvida com alunos de Ensino Fundamental ou Médio, em aulas de Geografia, cujo tema seja Hidrologia. Trata-se da elaboração de maquetes de bacias hidrográficas: a maquete n° 1 representa uma bacia hidrográfica vegetada, a n° 2 uma bacia desmatada e a n° 3 uma bacia de drenagem desmatada e posteriormente urbanizada. Buscou-se, através do experimento, demonstrar a importância da vegetação e da presença de áreas permeáveis para manutenção da dinâmica hídrica de uma bacia de drenagem. O principal objetivo deste trabalho foi executar o experimento e validá-lo. Objetivou-se também apresentar um roteiro de elaboração das maquetes, bem como propor sequência de atividade didática para aplicação da experiência em sala de aula de modo interativo. Ao final do experimento, as maquetes simularam de modo satisfatório o funcionamento de bacias hidrográficas reais, especialmente em relação à problemática hídrica em ambientes urbanos em se tratando da ocorrência de enchentes e da escassez de água para abastecimento público. Foi possível perceber as marcantes diferenças nos padrões de comportamento de cada maquete, onde ambientes mais permeáveis apresentaram maiores índices de alimentação do lençol freático e menores taxas de escoamento superficial.
Keywords
Policy Proposal for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and The citation of published work (See The Effect of Free Access).