Métodos de classificação supervisionada de imagens de satélite aplicadas no mapeamento do uso do solo na bacia hidrográfica do Ribeirão Santo Antônio, São Manuel, SP

  • Aline Kuramoto GONÇALVES UNESP
  • Gabriel Rondia Pupo da SILVEIRA UNESP
  • Zacarias Xavier de BARROS UNESP
  • Sergio CAMPOS

Abstract

Este estudo teve como objetivo comparar a eficiência dos métodos de classificação de imagens digitais, utilizando técnicas de geoprocessamento. A área de estudo está localizada na bacia hidrográfica do Ribeirão Santo Antônio, em São Manuel, São Paulo, Brasil. Para isso, foram utilizadas as técnicas de contidas no Sistema de Informação Geográfica (SIG) - IDRISI, juntamente com o uso de mapas digitais, publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, na escala 1: 50.000 e imagens de satélite LANDSAT - 8 (2014) do sensor Operational Land Imager (OLI), obtidas pelo Glovis. Assim observo- se resultados da avaliação da precisão da classificação foram o que a classificação paralelepípedo foi ruim e do MaxVer foi regular, de acordo com as classificações algoritmo , com kappa 0,2242 e 0,3322 , respectivamente . Os métodos utilizados na discriminação das áreas cultivadas com diferentes estágios de plantio da cana- de – açúcar influenciaram na reflectância de outras classes.

Palavras- chave: Geoprocessamento; Sensoriamento Remoto; Bacia Hidrográfica.

Author Biography

Gabriel Rondia Pupo da SILVEIRA, UNESP
How to Cite
GONÇALVES, Aline Kuramoto et al. Métodos de classificação supervisionada de imagens de satélite aplicadas no mapeamento do uso do solo na bacia hidrográfica do Ribeirão Santo Antônio, São Manuel, SP. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 52 - 62, july 2015. ISSN 2178-0463. Available at: <http://geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/364>. Date accessed: 06 aug. 2020.

Keywords

Geoprocessamento; Sensoriamento Remoto; Bacia Hidrográfica.